Skip to main content
0
(0)
capa reduza custos operacionais

Hoje falaremos sobre logística e, sobretudo, a logística de distribuição, tema foco deste artigo, como veremos na sequência.

Atualmente a alta competitividade do mercado pode ter suas bases em flexibilidade e na atenção com o cliente.

Isso faz com que uma atividade essencial – como a logística de distribuição –, que alguns anos atrás era encarada apenas como uma necessidade e não como uma peça fundamental ou, no mínimo, uma estratégia para vender mais, passe a ser vista com o devido respeito e importância.

Quer saber mais sobre a Tecnologia e o Comércio Exterior? Assista ao episódio abaixo do Comexcast:

O que é a logística de distribuição?

Em síntese, a logística de distribuição é o transporte de um bem até o seu destino.

Essa atividade reúne vários processos, tais como:

  • organização de material em um almoxarifado;
  • definição de modelos como FIFO (First In, First Out) e LIFO (Last In, First Out);
  • planejamento de carga de acordo com a capacidade do veículo;
  • definição de modelos de entrega (como o milk-run);
  • gerenciamento de docas;
  • caminhões e turnos de motoristas;
  • controle de nível de estoque;
  • qualidade dos materiais;
  • padronização de embalagens e de transporte;
  • modelagem personalizada de entrega alinhada com as expectativas dos clientes.

A logística de distribuição, de fato, pode ser entendida como uma estratégia que, se bem elaborada, será robusta e competitiva gerando produtividade, agilidade e resultados.

logística de distribuição

Como funciona a logística de distribuição?

A logística de distribuição exige uma estratégia muito bem calibrada para que sua execução seja proveitosa e de sucesso. São vários fatores a serem analisados e devidamente entendidos, como mencionamos acima.

Esse conjunto de variações deve funcionar como engrenagens que se complementam e juntas produzem uma força muito maior.

De nada adianta ter somente processos bem definidos e indicadores que funcionam como termômetros em tempo real, mostrando cada passo da operação, se não há pessoas capacitadas e motivadas para executar e gerenciar cada processo e o seu resultado final.

Aqui serão mais competitivas as empresas que consigam proporcionar para seus colaboradores um ambiente de trabalho agradável que os façam considerar, individualmente, que seu escopo é interessante, que o realizem em conjunto com colegas habilidosos e que cada um desempenhe suas tarefas com a sensação de ter uma grande missão a cumprir.

Certamente a logística de distribuição de uma empresa que atua dessa forma será eficiente e gerará um grande resultado.

Quais as principais etapas da logística de distribuição?

De maneira geral, existe um padrão nas empresas quanto às etapas de gerenciamento da logística de distribuição em seus processos.

Vamos ver os principais:

Gestão de transportes

É preciso definir qual modal será utilizado, se apenas um ou será multimodal, se a entrega será realizada com frota própria ou através de terceiros, além de determinar com detalhes quais serão as rotas de entrega e de retorno para carregamento dos veículos, por capacidade, por tipo, por região etc.

Ter uma gestão de transportes é um dos principais pilares para o sucesso da operação.

Verificação e expedição de mercadorias

Ter certeza de que uma carga ou material estão alocados no tipo de veículo correto e que eles tenha como destino o mesmo local correto de entrega dessa carga ou desse bem é fundamental.

logística de distribuição

Empresas que não o fizerem ou o fizerem parcialmente estão desperdiçando tempo e dinheiro e, consequentemente, desgastando a relação com seus clientes.

Essa atitude dentro de um mercado competitivo não é muito inteligente.

Coordenação de frete

Primeiramente, saber quanto custa e quanto o frete representa para o negócio é essencial para a sua sobrevivência.

É extremamente importante saber comprar serviços de frete, bem como saber o que compõe o valor do frete. Se for bem executada, essa ação reverterá diretamente em competitividade.

Quanto ao cliente, ele deverá ter total acesso a algum tipo de rastreamento de sua compra. Mesmo que seja via e-mail ou telefone, o que realmente importa para ele é que o prazo de entrega seja cumprido e que ele consiga acompanhar a sua encomenda durante esse processo.

A tecnologia é uma aliada que certamente trará grandes resultados nesses casos.

Análise de indicadores da logística de distribuição

Indicadores são fundamentais para gerenciar os processos, mitigar possíveis erros ou, se aplicados com antecedência, até evitá-los.

Definir indicadores é igualmente importante e, sobretudo, a quantidade não se traduz em qualidade. É preciso ter indicadores reais que meçam e mostrem resultados essenciais para a operação e que estejam corretos, pois a tomada de decisão será sobre o que os indicadores mostraram.

Gerenciamento dos roteiros

É necessário calibrar bem uma rota antes de efetivamente realizar a entrega. A tecnologia é uma aliada essencial nessa função, assim como usar um bom planejador de rotas que seja intuitivo e atualizado evitará atrasos e até extravios de carga durante o percurso, sem falar em redução de custos com o transporte.

Além de evitar desperdício de tempo (e dinheiro), a tecnologia irá proporcionar uma acuracidade muito maior se comparado a uma pessoa, visto que administrará tudo em tempo real.

Dicas para melhorar a logística de distribuição na sua empresa

Com o tempo e a experiência, as corporações encontram meios mais eficazes de distribuir seus produtos, analisando as melhores práticas e aprimorando-as.

Vejamos algumas dicas que podem ajudar bastante na gestão desse processo:

1. Não tenha medo da tecnologia

A tecnologia, sem sombra de dúvida, é uma grande aliada da logística.

Quando se tem a necessidade de receber informações precisas e em tempo real, não ter tecnologia empregada abre uma brecha enorme para o fracasso.

LEIA TAMBÉM: As 10 principais vantagens na automatização do Comércio Exterior

Sistemas completos de gestão certamente trarão controle, rastreabilidade e transparência nas informações e indicadores coesos.

Por isso, essas ferramentas são essenciais para tomar decisões assertivas.

webinarconexos transformacaodigital imagemcompartilhavel

2. Planeje seu estoque

Indiscutivelmente, o planejamento é a base do sucesso.

É importante ter ferramentas que facilitem a visualização e controle para tomada de decisão, da mesma forma que investir tempo no planejamento e detalhar minuciosamente como o processo deve funcionar, com quais premissas, quais alternativas para correções e ajustes e qual será o plano B.

3. Gestão de entrega

A felicidade de um cliente é um ponto difícil de precificar, contudo, o gestor de logística de distribuição necessita saber que ela tem um preço e saber precificá-la corretamente.

Controle de devoluções, gestão de entrega por níveis e pesquisas de satisfação do cliente são algumas das ferramentas à disposição do gestor para a construção de sua análise.

Saber quanto custa a movimentação de todo seu arsenal de logística de distribuição para que seu cliente possa faturar cada vez mais deve ser algo muito claro na mente do gestor.

Tudo deverá ser muito transparente para o gestor tomar decisões acertadas, com base em fatos e dados, e ter clareza total desse custo. Sendo assim, mais uma vez, a tecnologia é uma grande aliada.

4. Invista em um bom software de gestão e em soluções tecnológicas

Mencionamos diversas vezes neste artigo a importância da tecnologia para a gestão da logística de distribuição porque, de fato, isso é essencial atualmente.

Quando estamos à frente de um departamento ou de uma empresa, é fácil e tentador emitir uma comparação com os concorrentes mais fracos, mas agindo dessa maneira a chance de fracassar no longo prazo é enorme.

logística de distribuição

É necessário olhar para o mercado procurando as melhores práticas e ter a mente desbloqueada para entendê-las, pois muitas vezes as soluções mais eficazes vêm de uma atividade diferente da sua.

Um exemplo, dentro do tema deste artigo, é que normalmente pensamos em veículo, pessoas e produtos físicos quando vemos o termo logística de distribuição. No entanto, ao entendermos que empresas de Telecomunicação utilizam cabos e que frequências têm o ar como veículo de transporte, percebemos que existem formas diferentes de execução de um processo de distribuição.

Assim, ao nos mantermos curiosos e atentos, poderemos encontrar estratégias e tecnologias que ainda não foram aproveitadas no mercado atualmente e que, utilizando-as, talvez com alguma adaptação ou ajuste seja possível aumentar o número de clientes e sua satisfação, o que será traduzido em um maior faturamento e lucro.

Conheça tudo que a Conexos Cloud tem a oferecer

A Conexos Cloud é uma plataforma de gestão empresarial para o Comércio Exterior em nuvem que vai otimizar e agilizar os processos da sua empresa, principalmente através de automatizações com robôs.

Visite nosso site, entenda como os processos do seu negócio poderão ser mostrados de forma totalmente transparente e o quanto isso ajudará na logística de distribuição de sua empresa.

Contate nossa equipe de consultores para saber como a nossa tecnologia trará incremento de faturamento e lucro ao seu negócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.