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No novo artigo da série Foco no Sucesso, entrevistamos Luciano Ricci, um dos sócios fundadores do grupo Vendemmia. Ele contou pra gente um pouco sobre sua história e a do grupo comercial e distribuidora que presta serviços de importação e exportação,  procurement and outsourcing e consultoria e assessoria tributária e fiscal.

Vendemmia

Confira agora a entrevista com a Vendemmia

Conexos: Pode começar contando para gente sobre você e como começou a sua história na Vendemmia?

Luciano: Meu nome é Luciano, sou um dos sócios fundadores do grupo Vendemmia. Já estamos no mercado desde 2011, operando no comércio exterior brasileiro. A Vendemmia foi fundada em 2011, por mim e pelo Rafael Puglia, somos os dois sócios fundadores. Começamos por conta de uma inquietação que a gente tinha em relação ao mercado, porque na época existiam as grandes trading companies, que atendiam e davam preferência ao atendimento das grandes multinacionais. E aí a gente enxergou o espaço intermediário nesse caminho.

Eu vim desse mercado, já trabalhei para algumas das grandes tradings do Brasil e tenho hoje 25 anos de experiência no mercado. Então, eu já tinha aprendido o que era bom e o que era ruim de todas essas empresas e a partir disso a gente decidiu montar a Vendemmia, com o conceito de ser uma empresa diferente, inovadora e que trouxesse para o mercado novos conceitos na área tecnológica e na área de processo. Hoje somos a única empresa do setor com certificação da ISO 9001/2015, a última versão. Onde entra também, alta gerência nos processos certificados pela ISO. E temos muito orgulho da nossa trajetória.

Conexos: No início quais foram as maiores desafios enfrentados pela Vendemmia? 

Luciano: Os nossos maiores desafios no setor, sempre foram essa insegurança tributária, fiscal e jurídica. Nosso setor é um setor muito burocrático por natureza, apesar dele vir sendo simplificado com o passar do tempo, ainda sim continua sendo um setor muito burocrático, onde você precisa ter controles muito bem apurados, então a maior dificuldade foi realmente estudar esses controle, desses processos, essa segurança jurídica e tributária que o setor precisa tanto. Essa foi a maior dificuldade no começo.

Conexos: E em nível de tecnologia, ERP,  o que vocês precisavam resolver?

Luciano: Nós começamos bem pequeno, com um ERP também pequeno. Organizando o início da operação, mas com passar do tempo a gente viu que a gente precisava de algo mais robusto,  e que trouxesse para a gente mais performance e foi aí que a gente optou pelo Conexos, em 2015. E desde então a gente já tá quase cinco anos com vocês.

Conexos: O Conexos não foi o primeiro ERP que vocês utilizaram na Vendemmia?

Luciano: Não, começamos com um ERP bem pequeno, usamos ele de 2013 até 2015 e ainda em 2015 implantamos o Conexo. Depois, em 2018, implantamos Conexos Cloud. Essa mudança de ERP foi um divisor de águas pra gente. Conseguimos automatizar diversos processos, com isso vieram diversos ganhos de performance dentro da Vendemmia. Nós somos defensores e promotores bastante ativos quando se fala de Conexos! Apreciamos e gostamos  bastante do Sistema.

Conexos: Como foi que vocês conheceram o Conexos? E como foi o processo de decisão?

Luciano: Fizemos uma pesquisa de mercado bem completa, a gente pesquisou alguns outros sistemas mais direcionados para o nosso setor. E aí a nossa decisão em optar pelo Conexos se deu pelo fato de que o sistema tinha uma estrutura de conexão com os sistemas do governo muito grande. Então a gente consegue ter automações no Mantra, Siscarga, Siscomex, nativas e dentro do sistema. Para nós isso foi um divisor de águas. E além disso, a parte contábil, desde a implantação do sistema, foi muito importante, pois, conseguimos ter o nosso balanço publicado até o décimo dia do mês subsequente. Então hoje o grupo também é o ditado pela Ernest Young, nossos balanços são publicados desde 2016, e nós ganhamos uma performance muito grande nos controles financeiros, fiscais e contábeis com o Conexos.

Conexos: Como foi o processo de implantação do Conexos? Houve dificuldades?

Luciano: Para nós a implantação foi muito tranquila. Como a gente já usava um ERP antes, durante a implantação trabalhamos em paralelo com os dois sistemas por mais ou menos três meses.  E já no terceiro mês dessa jornada em conjunto desligamos o antigo e continuamos a vida com o Conexos. Tivemos tempo de trabalhar nos ajustes, nas configurações.

Na virada de chave, a transição foi super tranquila, correu tudo bem. Claro que um problema ou outro sempre acontece, mas a gente sempre foi muito bem assistindo aí por vocês na parte de suporte. Hoje utilizamos o Conexos de ponta-a-ponta, desde a gestão dos processos de importação até a parte contábil, financeira e fiscal. 

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Conexos: Depois do processo de implantação, quando foi que você observou os primeiros resultados de ter um sistema ERP na Vendemmia?

Luciano: Desde o início tivemos um ganho de performance muito grande. Processos que antes eram feitas manualmente, passaram a ser automatizadas com Conexos. Os robôs com conexão ao Mantra, Siscarga, Siscomex, parametrizações de processo de importação automático, o GED que é a gestão de arquivos automatizado. Tudo isso fez com que a gente tivesse um ganho de performance muito grande e trouxe para nós uma agilidade também no fechamento de processos, em faturamento.

Gostamos muito do sistema por todas essas automatizações de processos que antes eram feitas de forma manual. Os ganhos foram muito grandes e perceptíveis pelos nossos clientes. Hoje a gente tem um dos nossos diferenciais justamente na performance operacional, e eu acho que o Conexos nos ajudou muito nisso.

Conexos: Então você acredita que os problemas que você tinha antes na Vendemmia, foram resolvidos com o Conexos?

Luciano: Sim, foram resolvidos. E a forma de navegação do sistema também é muito amigável. Você também tem um ganho de performance por conta disso, no cadastro de processos, em gestão financeira, pela nova navegabilidade do sistema também. Ficamos  bastante felizes com a implantação e é por isso que somos um grande defensor da Conexos, por que é um sistema nos atende de forma muito completa. Consideramos o Conexos um grande parceiro tecnológico.

Conexos: Depois desse tempo usando nosso software, você indicaria o Conexos Cloud?

Luciano: Eu acho que não tem um promotor do Conexos maior do que nós do grupo Vendemmia. Por que a gente recomenda muito o sistema de vocês, até para concorrentes que nos consultam, pois temos um relacionamento amigável no mercado. Isso tudo por que vocês construíram uma ferramenta para o nosso setor muito eficaz, dinâmica e amigável. A experiência com o Conexos tem sido realmente muito boa. Não só indicaríamos, como indicamos sempre que surge uma oportunidade.

Conheça mais o grupo Vendemmia acessando o site. Se você gostou dessa entrevista, continue acompanhando nosso blog que em breve teremos mais novidades. Se quer conhecer mais sobre o que um sistema de Comércio Exterior na nuvem pode fazer pela sua empresa, agende uma demonstração e fale com um de nossos consultores.

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