Com o Brasil e todo o mercado internacional em constantes negociações e altos investimentos, sempre se fazem necessárias melhorias na infraestrutura nacional a fim do maior aproveitamento e geração de competitividade no cenário do Comex. Mas como podemos falar disso sem pensar nos maiores portos brasileiros?
Neste artigo você irá conferir algumas características e o ranking dos 10 maiores portos brasileiros de acordo com o Boletim Aquaviário do 4º trimestre de 2021, disponibilizado pela Agencia Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ.
Além disso, fizemos entrevistas exclusivas com algumas autoridades no assunto sobre alguns desses portos que você pode conferir logo abaixo. Continue no post e conheça mais sobre o assunto!
Portos Brasileiros: movimentação
Os portos brasileiros são divididos em diversas categorias e classificações, sendo públicos ou privados, marítimos ou fluviais, com administração realizada pela UNIÃO, no caso das Companhias Docas, ou delegada a municípios, estados ou consórcios públicos.
Não bastam números para falar dos maiores portos brasileiros. Para tratarmos desse ranking é preciso que saibamos o conceito de Porto Organizado.
O que é Porto Organizado?
Porto Organizado é um bem público construído e aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária.
Dentre todos eles, dez tiveram movimentações muito bem consideradas no quarto trimeste do ano de 2021. Vamos falar um pouco de cada um dos maiores portos brasileiros por ordem de classificação de movimentação.
Portos Brasileiros: conheça os 10 maiores
1 – Porto de Santos, São Paulo
Administrado pela CODESP, o Porto de Santos foi o líder em movimentação entre os portos organizados, com um total de 26,6 milhões de toneladas movimentadas.
Este porto é considerado o 46º maior porto entre o ranking de maiores portos do mundo. Situado no litoral Paulista, seu principal produto de exportação até a crise de 1929 foi o Café, que teve seu posto compartilhado com maquinarias, soja e outros produtos.
Confira uma entrevista exclusiva que fizemos com o representante da Companhia Docas do Estado de São Paulo sobre as perspectivas previstas para o Porto de Santos.
Na entrevista, foram abordados assuntos como a grande preocupação com questões ambientais, o compromisso rigoroso com obras de manutenção, readequação e melhorias para a estrutura do porto, a realidade dos serviços portuários desempenhados e uma visão do que estar por vir nos próximos anos.
2 – Porto de Paranaguá, Paraná
O Porto de Paranaguá movimentou um total de 11,6 milhões de toneladas em um período, e uma queda de 5,06% em relação ao mesmo período do ano anterior. É o maior porto graneleiro da América Latina.
Administrado pela APPA, possui diversos projetos como Reestruturação do Corredor de exportação e ampliação do pátio de triagem.
3 – Porto de Itaguaí, Rio de Janeiro
Administrado pela Companhia de Docas do RJ, o Porto de Itaguaí possui um total movimentado de 10,8 milhões de toneladas no fim de 2021, uma queda de 19,42% em relação ao quarto trimestre do ano de 2020.
Seus polos modernizados possibilitam que o Porto de Itaguaí esteja entre os maiores exportadores de minério de ferro entre os portos brasileiros e o principal porto concentrador de cargas do Mercosul.
4 – Porto de Rio Grande, Rio Grande do Sul
Com movimentação de 6,8 milhões de toneladas no quarto semestre de 2021, obtendo um incrível aumento de 30,49% em relação ao mesmo período do ano de 2020 e um dos principais portos do Rio Grande do Sul, o porto de Rio Grande é administrado pela SUPRG, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul.
O diretor superintendente da Superintendência do Porto do Rio Grande aceitou nos contar sobre as principais características desse porto brasileiro tão importante para a indústria têxtil e de produção de grãos.
Confira uma entrevista exclusiva que fizemos com o Diretor da Superintendência do Porto do Rio Grande.
5 – Porto do Itaqui, Maranhão
Com um movimentado de 6,7 milhões de toneladas no quaro trimestre de 2021, o Porto de Itaqui é administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Possui 9 grandes berços que possibilitam a movimentação de grandes navios e é conectado a duas grandes ferrovias, a Transnordestina e a Estrada de Ferro Carajás, utilizadas para escoar a produção de granéis sólidos e líquidos e celulose.
Para o Porto de Itaqui, entrevistamos o diretor de planejamento e desenvolvimento da Emap, Jailson Luz, falamos sobre os principais desafios encontrados na administração desse porto marítimo. Clique aqui para conferir.
6 – Porto de Suape, Pernambuco
Um dos principais portos brasileiros do Nordeste e um dos grandes portos públicos do Brasil, o Porto de Suape movimentou no período referente 5,8 milhões de toneladas, queda de 16,17% em relação de 2021.
Hoje é administrado pela estatal chamada SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo, este porto está apenas a 40 quilômetros de Recife e é conectado a mais de 160 portos do mundo.
É apresentado como o porto mais estratégico do Nordeste, uma vez que 90% do PIB da região está num raio de 800km do porto.
7 – Porto de Vila do Conde, Pará
Localizado no Pará, o Porto de Vila do Conde teve uma movimentação de 3,8 milhões de toneladas no 4º trimestre de 2021 – um aumento de 7,14% do mesmo período do ano anterior.
Atualmente, é administrado pela CDP e se destaca como um dos grandes portos do Norte brasileiro com suas movimentações de granéis minerais, agrícolas, líquidos, carga viva, carga geral e containers.
Devido a seu posicionamento geográfico e grandes extensão de seus 10 berços de atracação com profundidade entre 12m a 23m, fácil acesso marítimo, fluvial e rodoviário, ampla disponibilidade de áreas para expansão, o porto se torna uma eficiente ligação com o resto do mundo.
8 – Porto de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Entre os principais portos brasileiros, o porto de Rio de Janeiro encontra-se na 8ª posição. Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro, no período do 4º semestre de 2021, este porto movimento cerca de 3,2 milhões de toneladas, aumento de 27,54% em relação ao mesmo período de 2020.
Seus projetos inicias datam de 1870 e as principais cargas importadas são containers, trigo, produtos siderúrgicos e concentrado de Zinco, enquanto as exportadas são containers, ferro gusa, produtos siderúrgicos e veículos.
9 – Porto de São Francisco do Sul
Administrado pela APSFS, o Porto de São Francisco do Sul fechou o quarto semestre de 2021 com aumento de movimentação com alta de 22,23% se comparado no mesmo período do ano de 2020, um total de 2,3 milhões de toneladas.
A exportação de soja em grãos, celulose e vergalhões de aço, impulsionaram essa alta, tornando o porto reconhecido pelo dinamismo e agilidade das operações.
10 – Porto de Vitória, Espírito Santo
Criado em 1906 e administrado pela CODESA, o Porto de Vitória, teve ligeiro aumento (8,54%) nas movimentações gerais, com um acumulado de 2,2 milhões de toneladas no período do 4º trimestre de 2021.
Sua história se relaciona profundamente com o início da cultura cafeeira no país. Conta com 14 berços de alocação e opera mais de 30 tipos de carga. A grande procura por este porto está relacionada aos Benefícios Fiscais do Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM: Incentivos fiscais no Espírito Santo: Conheça mais
Situação atual dos portos brasileiros
Os portos brasileiros são um grande polo que movimenta nossa economia gerando empregos de forma direta ou indireta e recebem diariamente dezenas de navios seja para carga ou descarga de materiais.
Uma análise crítica dos portos marítimos
Temos em nosso país diversos portos, alguns de uso exclusivo de empresas privadas chamados de terminais portuários e outros abertos para receber os mais diversos navios, trazendo diferentes tipos de mercadorias e por sua administração ser pública, são chamados de portos.
Porém mesmo sendo responsável por movimentar uma parte da nossa economia, os portos não recebem a devida atenção.
E uma das principais causas da sua ineficiência é, muitas vezes, a capacidade dos calados destes portos que não possuem profundidade suficiente e acabam por não receber navios com maior capacidade de transportes de cargas.
Este problema é um velho conhecido, mas sua resolução vem a passos lentos.
Em muitos casos, leva-se décadas para concluir o projeto de dragagem e além da demora na conclusão, durante este processo, muitas vezes, pode-se interditar parcialmente ou totalmente o porto, diminuindo assim a sua produtividade.
Outro fator que também dificulta uma maior produtividade nos portos é a burocracia documental exigida para que a carga e descarga das mercadorias seja concluída.
Por esse motivo, é comum ver em cidades portuárias uma grande quantidade de navios aguardando sua vez para efetuar a atracação.
Como a realidade dos portos brasileiros pode ser melhorada?
Identificamos alguns pontos que podem agilizar os processos marítimos em nosso país, melhorando a realidade dos portos brasileiros:
- Um investimento maior para a melhoria física em nossos portos, seja para a modernização dos equipamentos, como para garantir segurança nas cargas e descargas.
- Agilidade na apresentação e liberação das mercadorias. Para isso precisamos de uma integração maior entre os sistemas do governo.
- Melhoria dos meios de transporte que interligam todo o fluxo marítimo, ou seja, integrar de forma eficientes as ferrovias e rodovias aos portos do país.
É importante lembrar que você pode fazer sua parte para minimizar o tempo de espera para embarque e desembarque da sua carga!
O Conexos Cloud, um sistema integrado com o Siscomex, além de facilitar o acompanhamento da sua carga marítima através de automatizações de informações do Siscomex Carga com o sistema, também agiliza a geração dos documentos obrigatórios para a importação ou exportação da sua mercadoria.
Incrível não é mesmo? Clique aqui para agendar uma demonstração do Conexos Cloud e conheça todas as funcionalidades da nossa plataforma de comex!