Skip to main content
0
(0)

Quem trabalha no Comércio Exterior bem sabe que são muitas as etapas que envolvem cada operação, assim como que todos os dados envolvidos precisam ser analisados, catalogados, checados, atualizados e acompanhados. Esse processo consome tempo, intervenção humana e recursos financeiros, e é justamente neste ponto que entram os Robôs da Conexos.

Eles auxiliam para que tudo possa estar em conformidade com as normas e regulamentos que regem o Comércio Exterior Brasileiro. Conheça mais sobre essa facilidade nas próximas linhas.

Não deixe de se inscrever para receber nosso Plano Secreto de Importação!

No vídeo abaixo, você pode entender resumidamente como os robôs otimizam seus processos.

Robôs no Comércio Exterior: o que são?

Os robôs são ferramentas automáticas para envio, busca e atualização de informações provenientes de alguma ferramenta online ou outro sistema de gestão, que envolve pouca ou nenhuma interferência humana.

Robôs da Conexos: o que são?

O módulo Robôs faz parte do Conexos Cloud, uma plataforma de gestão empresarial completa para empresas que atuam no Comércio Exterior baseada em um software de gestão em nuvem. Tem o propósito de otimizar e agilizar os processos através de automatizações com robôs integrados a outros sistemas, a fim de organizar, solucionar e reduzir investimentos em TI.

robôs da conexos

Além disso, a plataforma do Conexos Cloud possui total integração com o SISCOMEX WEB (tanto no cadastro quanto na leitura das informações processadas pelo SISCOMEX) e desenvolve o registro de Declarações e Licenças de Importação (DI e LI) de forma rápida e eficiente.

Robôs da Conexos: o que faz?

O módulo Robôs da Conexos possibilita automatizar os processos operacionais uma vez que o módulo é capaz de fazer a leitura de grandes volumes de dados em sites e servidores do governo, atualizando as informações no Conexos Cloud diretamente na tela do usuário.

Em seguida, os dados lidos e importados para o software são comparados aos dos outros módulos do ERP. Caso qualquer novidade seja encontrada, o sistema faz a devida alteração, enviando um e-mail informativo aos responsáveis operacionais.

O módulo Robôs possui três premissas, a saber:

  • Reduzir o retrabalho humano;
  • Diminuir a falha humana no processo de digitação;
  • Proporcionar mais dinamismo às integrações de dados com sistemas do governo.

Este módulo é totalmente integrado à toda plataforma Conexos Cloud (módulos Despacho Aduaneiro, Comércio Exterior e GED), proporcionando assim um melhor aproveitamento dos dados e permitindo a atualização em tempo real.

Módulo Robôs da Conexos: principais áreas

capa2

As principais áreas do módulo Robôs da Conexos são:

  • SISCARGA e MANTRA: leitura automatizada de dados, inclusão e atualização de 80% dos dados do conhecimento de transporte;
  • DI e CI: monitoramento da parametrização e emissão do CI (Comprovante de Importação) com download automatizado do espelho da DI e do CI em pdf e arquivamento digital no Conexos-ERP (GED);
  • LI: monitoramento de mudanças nas LIs em registro junto aos órgãos anuentes, bem como os limites para uso (embarque e registro);
  • Taxas de moedas e índices.

Módulo Robôs da Conexos: quais são seus diferenciais?

Os diferenciais que o módulo Robôs da Conexos poderá trazer a você, profissional de Comex, são:

  • Controle de Atos Concessórios, prazos e andamento;
  • Cadastro de laudo de produtos;
  • Visualização e possibilidade de automação com os sistemas da Receita Federal do Brasil (RFB);
  • Controle de índice de valor agregado;
  • Possibilidade de comunicação, via EDI, para cadastro e atualização do Ato Concessório;
  • Controle de prazos de compra e embarques;
  • Completa integração com o fluxo de Comércio Exterior (importação e exportação);
  • Controle de saldo de impostos a baixar;
  • Relatórios de controle e suas baixas.

Quais são os principais Robôs da Conexos?

São quatro os principais Robôs da Conexos: robô LI, robô DI, robô SISCOMEX CARGA e robô SISCOMEX MANTRA.

1 – Robô Licenciamento de Importação (LI)

O robô LI exporta e importa dados para o SISCOMEX e permite exportar uma ou mais LIs para o SISCOMEX WEB de uma só vez, aproveitando informações já existentes no banco de dados do usuário.

Do mesmo modo, ele permite importar as LIs registradas através do sistema do SISCOMEX Importação para o sistema do usuário. Dessa forma fornece ao usuário o controle gerencial sobre suas LIs e possibilita a realização de pesquisas por data, pessoa, processo etc.

O retorno para o ERP do usuário acontece por meio do agrupamento dos dados da LI e anuências no formato xml ou pdf, com extrato da LI.

2 – Robô Declaração de Importação (DI)

Este robô atende ao SISCOMEX WEB a fim de enviar as DIs diretamente para a plataforma desenvolvida pela RFB para o seu controle, totalmente online.

O retorno para o ERP do usuário é feito pela liberação do status do monitoramento da DI, parametrização, liberação do CI.

Ele ainda permite a importação de DIs via Consulta Web, através da navegação do sistema do SISCOMEX Importação, possibilitando extrair informações da DI registrada, bem como realizar o seu faturamento.

Portanto, o retorno para o ERP do usuário pode ser feito com os dados da DI e suas parametrizações ou em pdf com o extrato da DI.

3 – Robô SISCOMEX CARGA

O robô SISCOMEX CARGA faz a leitura automática de todos os CEs Mercantes e Manifestos, atualizando assim todos os dados logísticos no ERP do usuário. Todos os processos com alguma pendência para a retirada da mercadoria também ficam visíveis no sistema, e essas informações preencherão o Conhecimento de Transporte.

As fontes de dados são o sistema Mercante do Departamento do Fundo da Marinha Mercante (DEFMM), que controla o AFRMM (Adicional de Frete de Renovação da Marinha Mercante), e o certificado (e-CPF) do SISCOMEX CARGA.

Quer saber como o Despachante Aduaneiro vincula o CE Mercante nos processos de importação? Leia o artigo completo aqui.

Os retornos para o ERP do usuário dos Robôs da Conexos neste caso são: número do CE Mercante, número do BL (Bill of Lading), status, número do armazém, dados complementares, transportadora, data do cadastro, chegada do navio, data do status/situação do CE, entrega da carga, porto de origem, país de origem, porto de destino, UF de destino, container, data da atualização e pendência de entrega.

4 – Robô SISCOMEX MANTRA

Por fim, o robô SISCOMEX MANTRA faz a leitura automática de todos os AWBs (Airway Bill) ou HAWBs (House Airway Bill) e atualiza no sistema do usuário. Após o cadastro do HAWB/AWB no sistema é possível usar os filtros para que ele seja demonstrado na tela. Estes mesmos filtros podem ser utilizados após a consulta no MANTRA.

robôs da conexos

A fonte de dados usada é o SISTEMA MANTRA (INFRAERO) e os retornos dos dados para o ERP do usuário são: número Master, número House, tipo HAWB/AWB e data do cadastro.

Os Robôs da Conexos como um diferencial competitivo para sua empresa

Utilizar a tecnologia em prol das operações de Comércio Exterior já deixou de ser uma opção remota há muito tempo. Neste momento ela é primordial para que uma empresa possa se consolidar no mercado de forma competitiva.

Os Robôs da Conexos trazem este diferencial para sua empresa, reduzindo os gargalos existentes nas operações, o trabalho operacional e a intervenção humana. Além disso, proporcionam a redução de possíveis erros e retrabalhos, promovendo resultados totalmente positivos a curto e médio prazo com o aprimoramento do fluxo de trabalho em equipe e a agilidade nos processos de importação.Então, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Entre em contato e venha conhecer as soluções que a Conexos tem a oferecer à sua empresa e à sua operação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.