Skip to main content
5
(2)
Trading Company

Quando o assunto é prestação de serviços por trading companies, os importadores e exportadores cada vez mais buscam empresas que estejam entrando ou já viveram a transformação digital rumo ao futuro, e uma das maneiras de se materializar isso é pelo uso de tecnologia para trading company, seja por sistemas de comércio exterior ou por softwares para trading company.

Continue a leitura para entender melhor porque empresas que atuam na importação e exportação buscam cada vez mais prestadores de serviços que utilizam tecnologia.

O que faz uma trading company e qual a importância da tecnologia para trading company?

Empresas de importação e exportação podem utilizar as trading companies para suas operações internacionais, seja por conta dos benefícios fiscais que elas oferecem, seja pelo conhecimento voltado a determinado produto ou mercado específico. 

tecnologia para trading company

Na importação essas operações podem ser por conta e ordem ou por encomenda, sempre vinculadas ao radar do real importador, e na exportação as tradings companies podem figurar como o exportador, o que é um benefício para facilitar as exportações saindo do Brasil.

Entenda mais sobre o papel da trading company no comércio internacional: Trading Companies: do surgimento à atualidade

Importadores e exportadores buscam trading companies que usam tecnologia, pois estas conseguem prestar um serviço com maior agilidade, qualidade e segurança. Vamos entender o motivo de utilizar tecnologia para trading company:

Quais são as principais tecnologia para trading company que estão disponíveis?

Atualmente é possível automatizar praticamente tudo. Desde veículos que dirigem sozinhos sem a necessidade de um condutor, portos cujas operações são totalmente automatizadas, até operações de comércio exterior em que um robô corrige ou organiza informações para que os processos aconteçam de maneira adequada.

Quando não se utiliza uma solução que torna a operação automática, ou semiautomática, a importação fica dependendo de conferências humanas reiteradas, o que exige, em alguns casos, que o mesmo processo passe por em média três pessoas diferentes para ser verificado, isso pode representar um grande risco para as operações e resultar em prejuízos para a empresa e seus clientes, tais como multas aduaneiras, armazenagem, demurrage e, em casos mais sérios, até a suspensão da empresa para operar no comex. 

Agora que você já conhece a importância, que tal conhecer as formas de tecnologia para trading company que já são utilizadas?

Automações

Um analista de comércio exterior não dispõe de tempo sobrando para desperdiçar acessando sites de armadores, terminais, companhias aéreas, órgãos anuentes e agentes de cargas e verificar se uma carga atracou, se uma LI foi deferida, ou ainda, se o mantra já foi visado. 

Empresas modernas buscam softwares para comércio exterior que possam reunir todos estes benefícios em um só lugar, evitando que o operador precise fazer controle em planilhas ou, ainda, conferir o status de um processo várias vezes por dia. Elas querem parceiros que estejam seguindo as tendências de transformações mais recentes na área de prestação de serviços.

Uma plataforma de tecnologia para trading company é capaz de coletar informações e realizar o envio de follow-ups automaticamente, dessa forma o importador recebe a informação correta em tempo hábil e ainda evita prejuízos (como perder um deadline)!

Aprofunde seus conhecimentos sobre automatização no Comércio Exterior: As 10 principais vantagens na automatização do Comércio Exterior

Armazenamento em nuvem

Depender de um servidor fixo para manter um sistema funcionando não é algo comum nos dias de hoje. Empresas estão dia após dia buscando soluções como armazenamento em nuvem para evitar backups locais e discos de armazenamento com capacidades gigantescas que colocam a operação em altos riscos por causa da complexidade de manutenção. 

tecnologia para trading company

Atualmente, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia para trading company e uma das formas mais seguras e ágeis para armazenar e gerenciar informações. 

Big Data

Clive Humby, empresário britânico da área de ciência de dados, disse que o recurso mais valioso atualmente são os dados, desde que analisados e interpretados a fim de encontrar um valor.  

Os dados são o novo petróleo”

Clive Humby, matemático londrino

Chamamos de Big Data o gerenciamento de dados em um grande volume, variedade e velocidade, quando esses dados são tratados e interpretados podem ser transformados em inteligência de mercado. Ter um sistema especializado em comércio exterior permite transformar dados em informações valiosas para o seu negócio.

Quais são os benefícios de um software especializado em comércio exterior?

Eliminar tarefas manuais e as chances de erros, fazer com que o importador possa acessar de qualquer lugar em tempo real e conferir como está o processo dele e poder construir dashboards intuitivos com os casos em andamento são apenas alguns dos benefícios que um software especializado em comércio exterior pode trazer, mas não apenas estes, veja os reais benefícios da tecnologia para trading company:

Vantagem competitiva

Estar à frente dos concorrentes e não depender apenas de preço é uma excelente vantagem competitiva quando se trata de tecnologia para trading companies. Apresentar uma ferramenta completa para um cliente sem que ele se prenda ao custo que ela pode ter é o segredo de sucesso que qualquer empresa de serviços busca.

tecnologia para trading company

Agilidade e Produtividade

Quando se eliminam tarefas manuais a consequência é uma operação mais ágil e menos suscetível a entraves operacionais. O importador tem sua carga liberada mais rapidamente e pode se consolidar no mercado como empresa que não deixa faltar produtos nas prateleiras de seus clientes.

Desde quando Ford criou o processo de produção que conhecemos e Toyoda (da Toyota) modernizou o que já era bom, ainda no século XX, as empresas buscam sempre fazer mais com menos, produzir mais itens com menos pessoal e tomar conta de mais processos operacionais com uma quantidade menor de pessoas. Este é o segredo para empresas de serviços se manterem vivas e competitivas, tamanha exigência dos compradores do mercado.

Maior controle da operação

Ainda que uma operação seja rápida ela precisa ser rastreável, ajustável e, principalmente, mensurável. Ter maior controle da operação sem engessá-la é o sonho de consumo de qualquer diretor operacional de comércio exterior. Este profissional busca uma automatização de ponta, mas que seja capaz de mostrá-lo quando há um problema à vista.

Target Trading

Leia a entrevista e case de um cliente Conexos:  Foco no Sucesso: Target Trading

Conexos Cloud: uma tecnologia para Trading Company

Existem sistemas no mercado para praticamente tudo o que se compra e vende, contudo, se não forem especializados no comércio exterior não conseguem resolver as dores e necessidades de seus clientes. Pensando nisso a Conexos criou um software especialmente para trading company.

Estar à frente da concorrência e acompanhar as tecnologias é essencial para se manter no mercado moderno, e um software específico para comércio exterior colabora para enfrentar um mercado de concorrência acirrada.

Empresas que trabalham com o software da Conexos não precisam se preocupar com atividades redundantes de processos e investem seu tempo nas atividades verdadeiramente essenciais para que se mantenham competitivas.

Conheça o Conexos Cloud: uma tecnologia completa para trading company, que abrange desde operações do comércio exterior até a fidelização de clientes por meio de Customer Relationship Management. Isso tudo com integração e segurança! 

Agende agora uma demonstração gratuita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.