Skip to main content
5
(1)
Trading Company

Seguindo o post anterior sobre Trading Companies: do surgimento à atualidade, neste texto exploraremos o tópico “Tecnologia para Trading”, como oferecido pela nossa plataforma, Conexos Cloud, a todo mercado de Comércio Exterior.

As Trading Companies chegam a um tema muito comum para nós de tecnologia:  o foco no sucesso do cliente. Entender o seu cliente, seus valores, o que é importante para ele, o que agrega valor para o seu negócio, a velocidade que os dados são entregues, o formato, os insights (interpretando os dados) e mais.

LEIA TAMBÉM: 5 vantagens de utilizar Trading Company na importação

Para entregar isso, é necessário um determinado tipo de tecnologia para trading, como o investimento em sistemas e plataformas em Cloud, robôs integradores, plataformas de follow-up, APP, API de integração com clientes e parceiros, e muitas outras.

Esse investimento vem com um foco total no aumento da qualidade de seus serviços, ampliação de sua carteira e valor agregado. O cliente passa a enxergar um valor diferente no preço dos serviços entregues.

Dito isso, vamos conhecer tecnologias para trading que podem vir a otimizar os processos dentro dessas empresas? Continue abaixo para saber mais!

Quais tecnologias para Trading Companies?

tecnologia para trading

Diversos são os recursos tecnológicos que as Trading usam, e aqui relaciono algumas, que julgo serem as principais:

Sistema ERP

Um sistema de gestão empresarial totalmente verticalizado para o segmento de comércio exterior é uma tecnologia para trading que servirá de base para as operações das mesmas.  Esse sistema é responsável por gerir o fluxo de dados financeiro, fiscal, contábil, faturamento e também a gestão dos contratos.

Esses dados não interessam somente ao empresário, como muitos podem pensar numa primeira análise.  A trading tem a peculiaridade de transitar em suas contas grandes volumes de recursos que são de terceiros, ou seja, dinheiro dos seus clientes.  

LEIA TAMBÉM: Como escolher o sistema ERP ideal para a sua empresa

Esses recursos precisam estar muito bem controlados e geridos, bem como, a prestação de contas sobre o uso destes devem estar precisamente alinhados para garantir a sustentabilidade da confiança de seus clientes na relação contratual.

Já na parte fiscal e faturamento, esta é uma dor de quase todas as tradings.  Gerar as notas fiscais de importação de forma rápida e sem falhas é o desejo de todos, em especial do cliente da trading.  Um ERP verticalizado seguramente vai te ajudar nisso.

Aqui não podemos esquecer da gestão dos benefícios fiscais:  gestão dos ganhos, descontos repassados aos clientes e também comissões pagas aos indicadores de negócios e parceiros.

Gestão dos processos via software, robôs automatizados e tracking de containers

Além da gestão empresarial e dos controles periféricos de uma trading, não podemos esquecer da parte operacional, ou seja, o coração da empresa, que é o setor operacional.  Ele é o grande gerador de informações.  É quem administra as diversas operações de importação e exportação. 

É crucial que a trading possua um sistema de gestão de processos totalmente aderente ao seus modelo de negócios, podendo: 

  • Gerar previsão de numerário para os clientes;
  • Gerar estimativas de pagamentos (para que seja possível um fluxo de caixa via sistema);
  • Controle de todas as etapas do processo;
  • Gestão da logística, desde a fábrica no exterior até a entrega no armazém do cliente final;
  • Geração das LI/LPCO, bem como a gestão desses por robôs;
  • Geração de DI/DUIMP, com o controle e gestão via robôs.

Em resumo, o controle operacional é a grande fonte geradora de informações e vale a pena um esforço maior na escolha da tecnologia para trading que vai suportar esse importante setor.

Hoje, a realidade das mais competitivas é o uso de tecnologia para trading na automação de processos, com robôs que fazem buscas e atualização de dados em volumes e velocidades inimagináveis.

Possuímos um infográfico que ilustra muito bem essa orquestração por robôs, que pode ser visualizado abaixo. 

Seja você uma empresa que busca uma solução All-in-one ou que busca uma plataforma operacional de comércio exterior para integrar ao seu ERP, o Conexos Cloud é a solução certa para esse desafio.

Tracking de Container

Uma outra tecnologia para trading muito eficiente, é o tracking de container, que representa uma integração com sistemas parceiros que trazem a visibilidade de toda a logística internacional, desde a coleta do container vazio no exterior, todo o rastreio em rota, até a devolução do container vazio no destino.  

tecnologia-para-trading

Essa solução traz grande visibilidade, maiores controles, mas também reduz o custo operacional de manter pessoas ligando para os armadores ou consultando nos sites.  Associado a tudo isso, temos o sistema de gestão de processos sendo atualizado de forma 100% automatizada, com a mesma visibilidade dada ao cliente no portal + APP.

CRM, portal do relacionamento e APP Conexos Cloud

Quando falamos em CRM, logo nos vem em mente os sistemas para controles de times de venda, marketing e etc.  Mas o CRM é muito mais do que isso.  É tecnologia para trading que diz respeito ao relacionamento com o cliente antes e depois dele se tornar consumidor.

Uma trading precisa de um CRM capaz de gerar uma proposta comercial de importação, simulando custos e tributos complexos, bem como, gerar o processo de importação quando a mesma for confirmada.

Também é importante uma visão ampla do que o cada cliente possui de transação, podendo gerar informações úteis para ele na tomada de decisões internas, como por exemplo, mudar estratégia de compras, antecipar pedidos, e outros.

Outro viés muito importante de mencionar no tema do CRM, é a visibilidade dada para o seu clientes sobre as suas informações e dados em geral.  A tecnologia para trading que entrega essa visibilidade pode ser subdividida em 3:  o portal de relacionamento (ou portal de follow-up), o APP Conexos Cloud e API de Integração.

Portal de relacionamento

No portal, o cliente da trading terá uma visão geral de todas as suas operações, em tempo real e de forma bem intuitiva e transparente.  Nele terá acesso a documentos, datas, e praticamente qualquer outra informação relevante de suas transações.

APP Conexos Cloud

webinar app conexos

O APP traz de forma mais resumida o que tem no portal, mas adiciona a facilidade de acesso mais rápido pelo celular ou tablet.  Um não substitui o outro e juntos fecham uma parceria de entrega de experiência para o usuário muito interessante.

API de Integração

Ainda no tema de relacionamento com o clientes, as tradings estão cada vez mais utilizando API de integração com os seus clientes,  para que estes possam fazer a leitura e envio de dados diretamente entre os seus sistemas.  

As APIs, se bem planejadas e com a participação dos 2 lados, podem gerar grande redução de retrabalho, sem falar que é uma poderosa ferramenta de blindagem de carteira.

Outras tecnologias também devem ser lembradas, e que muito podem agregar ao dia a dia de uma trading.  Falei do portal de relacionamento com o cliente, mas também há outros portais que podem ser bem úteis.

Portais de Comércio Exterior

Assim como o Portal Único Siscomex, que procura organizar os serviços em um único portal para pessoas do Comércio Exterior, existem outros portais que otimizam os processos das tradings, como:

Cotação de frete

São portais onde os clientes enviam as suas demandas de compra de frente, e os agentes de cargas fazem as suas ofertas de preços e condições, otimizando o tempo no compra de compra de frete.

Portal com o exportador no exterior

Esse portal serve para o exportador no exterior ter visibilidade dos pedidos, confirmar o recebimento, confirmar o embarque, enviar documentos (invoice, packing list, etc), de forma já integrada ao time operacional.

Portal com o fornecedor nacional

Já este portal traz como objetivo uma otimização da relação com fornecedores nacionais.  Segue princípios parecidos com o portal do exportador, mas com foco nas relações locais.  Também neles, você pode receber documentos fiscais, boletos e o fornecedor acompanhar os comprovantes de pagamentos.  Ele traz uma significativa redução de trabalho das equipes operacionais.

Acesso dos despachantes parceiros

O acesso de despachantes externos (não funcionários) é um recurso vital para um trading, especialmente aqueles onde os seus clientes ficam livres para nomear os seus despachantes.  Nesse sistema, o despachante terá como acessar os processos aos quais ele está vinculado e fazer todo o seu trabalho, totalmente transparente e gerido pela trading (e com visibilidade para o cliente no portal).

Além de portais, há muitas outras tecnologias que ganham espaço a cada dia.

ICR (Reconhecimento Inteligente de Caracteres)

Essa tecnologia para trading consegue ler documentos digitais e transformá-los em input de dados automatizados.  Já imaginou um sistema que lê a Invoice em pdf e já digita para posterior geração de LI e DI?  Que lê o PDF da Nota Fiscal de Serviços e faz o input da mesma no seu sistema? Então, essa é a proposta do ICR.

BI (Business Intelligence)

Uma outra tecnologia para trading que se massificou nos últimos 3 anos foi o BI (Business Intelligence).  Com a chegada do MS Power BI, o tema tornou- se muito mais público.  

Essa ferramenta chega entregando um visual legal, de fácil uso e com um custo muito baixo de criação de visões gerenciais.  Focam basicamente na geração de visões e insights de dados para os gestores, o que proporciona uma tomada de decisão mais segura.  

Conexos Cloud: uma tecnologia para trading

Tecnologia para trading é um assunto delicado e fundamental, visto que as mesmas necessitam de controle muito bem estruturado a fim de garantir a agilidade e segurança nos processos de importação e exportação de seus clientes. 

O Conexos Cloud é o software para tradings que vai garantir o funcionamento aprimorado nas empresas de trading brasileiras, percebendo e apurando ganhos em oportunidades no processo, além dos benefícios fiscais e gerenciando todas as modalidades de importação e exportação, tais como: por conta e ordem de terceiros, por encomenda e por conta própria.

Interessado em conhecer mais da tecnologia para trading Conexos Cloud e como a solução pode ajudar os processos mais burocráticos da sua empresa? Agende uma demonstração GRATUITA agora!

Você também pode checar outros conteúdos relacionados à Trading Company, como nosso case de sucesso da Target Trading, parceiro Conexos! Clique abaixo e confira!

Target Trading

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.