Skip to main content
0
(0)
3 ebook tudo sobre importacao

Neste artigo falaremos sobre a importância do PCP (Planejamento e Controle de Produção), suas características principais e algumas dicas para extrair um bom desempenho na sua aplicação em gestão.

Recebemos muitas informações diariamente, por várias fontes e em diversos formatos.

Elencar esse volume em dados brutos, organizados, apresentáveis e – por fim – extrair alguma informação valiosa deles transformando-os em inteligência de mercado é o que faz uma empresa estar à frente dos concorrentes e liderar o seu segmento.

Sabendo que as Tradings necessitam de um controle muito bem estruturado para garantir agilidade e segurança no Comércio Exterior, a Conexos propõe um debate para saber o que mais vale à pena para o seu negócio: fazer uma importação com ou sem Tradings?

Os detalhes desse debate você assiste aqui!

O que é o PCP?

Planejamento e Controle de Produção (PCP) é uma iniciativa tomada por gestores quando precisam entender claramente qual é melhor forma de produzir considerando os recursos existentes, pessoas e portfólio para atender ao número de vendas.

O PCP também pode ser entendido como uma ferramenta ou um método e muitas empresas batizam um departamento com esse nome.

Essencialmente, é um conjunto de ações de melhoria contínua, por isso está diretamente ligado a ferramentas que suportam a gestão de melhorias como o Six Sigma, Kaizen, DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve and Control), DMADV (Define, Measure, Analyze, Design and Verify) Kanban, Poka Yoke etc.

O principal entregável é a visão clara sobre os recursos disponíveis para a calibragem da produção e a definição de estratégia.

Quais as etapas do PCP?

Podemos considerar que previsão de demanda, capacidade de produção, planejamento agregado, plano mestre de produção, programação detalhada e controle sejam etapas sucessivas comuns ao PCP em grande parte das empresas.

Cada etapa conduz a um resultado específico, porém, sintetizando-as entendemos o que de fato o PCP entrega, como, por exemplo, quantos produtos precisam ser produzidos no futuro com base nos números de vendas anteriores e no comportamento de compra dos seus clientes. 

Portanto, é fundamental:

  • conhecer a sua capacidade de produção para entender até onde pode absorver vendas.
  • determinar pelo planejamento a quantidade de produtos fabricados em períodos específicos e o montante para investimentos, se necessário.
  • programar processos produtivos que guiarão a operação;
  • analisar eficiência ativamente comparando produção realizada com a planejada; e
  • formalizar eventos que sejam ou possam ser determinantes para atingir os resultados definidos.

O Plano Mestre de Produção (PMP) é um dos principais documentos do PCP. Ele sintetiza demanda de produção, quantidade e tipo de matéria-prima inerente, tempo de manufatura e transformação, quantidade e responsabilidades de pessoas, indica quais equipamentos serão necessários e, acima de tudo, qual será a conclusão.                        

Por que o PCP é um departamento estratégico na empresa?

O departamento de PCP de uma empresa de manufatura é tão importante como uma bússola é para um explorador.

Saber para onde ir, mas não saber como ir e quais recursos serão necessários significa expor a trajetória a um grande potencial de fracasso antes mesmo de dar o primeiro passo.

Utilizando essa analogia podemos dizer que o PCP mostra claramente qual é o melhor caminho a ser seguido até o destino e quais recursos serão necessários para executá-lo. 

Ter um departamento de PCP ativo possibilitará o controle das operações e otimizar o alcance de metas de operações e de vendas.                                        

Como o PCP vai ajudar a reduzir custos na empresa?

O PCP organizará informações, recursos e pessoas que serão base para decisões estratégicas e que não apenas proporcionarão a redução de custos, mas também evitarão os desnecessários.

Vejamos a seguir alguns pontos de destaque nos quais o PCP será fundamental.

Qualidade na produção

Quando falamos em qualidade entendemos que se trata de uma ação ou um produto bom. Contudo, aqui podemos entender qualidade como fazer certo na primeira tentativa. 

Então, isso somente será possível com um PCP calibrado e ativo. Com ele, certamente desperdícios com transporte e devoluções – sem contar desgastes com clientes – serão evitados e isso trará redução de custos e aumento de margem.

Custos operacionais otimizados

No mesmo conceito do tópico anterior, os custos operacionais só serão otimizados quando os conhecermos e os controlarmos.

O PCP mostra a melhor forma de se utilizar dos recursos – incluindo os operacionais – para alcançar as metas definidas de produção e, consequentemente, de vendas.

Dessa maneira, com esse controle, será natural que a alocação de recursos seja otimizada e bem distribuída, gerando eficiência em todo o processo.

Diminuir prazo médio de estoques

A gestão do estoque é importante porque o tempo potencializa o montante de dinheiro “parado” que ele representa.

Portanto, ter equilíbrio sobre os níveis de estoque, tanto de produto acabado como de matéria-prima, é fundamental. O PCP será o responsável por medir e controlar seu consumo sempre calibrando-o para a menor quantidade possível e com o nível adequado de giro, conforme vendas e produção.

pcp estoque

Reduzir custo financeiro de compras

Os níveis de estoque estão diretamente condicionados aos pedidos de compra. Para isso, o PCP realizará a gestão desses níveis de forma ativa e acertará o ponto de ressuprimento para que os estoques sejam abastecidos pontualmente em períodos específicos em que os níveis de consumo e as demandas de produção estejam alinhadas.

Isso proporcionará realizar compras melhores e mitigará o risco de interromper a produção.

Dimensionar capacidade

Aceitar volumes de vendas ciente de que não tem capacidade para entregá-los expõe o negócio ao fracasso. Ou então vender uma quantidade sem saber se possui ou não capacidade produtiva para entregá-la.

Esses são exemplos de ações que seriam mitigadas por um PCP ativo. Isso porque ele proporciona o controle dos recursos e da operação, controla as agendas com horários factíveis e sabe exatamente qual é sua capacidade de operação e produção.

Por isso, ter um PCP ativo evitará ações de vendas inconsequentes que poderão trazer prejuízos ao invés de lucro.

Trabalhar com lotes econômicos

Os lotes econômicos representam a melhor otimização de tempo, recursos operacionais e de equipamentos que uma empresa poder ter quando precisa produzir algum bem.

O PCP, obviamente, terá a visão clara de todos os itens necessários para a construção dos lotes econômicos de produção, desde uma simples janela de disponibilidade de um equipamento até em qual horário e com qual carga é mais barato produzir.

Sendo assim, lotes econômicos são uma forma organizada de valorizar investimentos e maximizar retornos.

Como ter um PCP com bom desempenho?

Para ter um bom desempenho é preciso ter ferramentas que forneçam dados confiáveis e pessoas habilidosas que entendam esses resultados e atuem com precisão.

A tomada de decisão sempre será baseada nos resultados apontados por essas ferramentas, assim, a ideia é buscar a melhoria contínua.

Atualmente a tecnologia é uma aliada indispensável, considerando que a agilidade na mensuração de dados e análises disponíveis em tempo real são um diferencial importante em uma operação de produção ou plano de vendas. 

pcp plano

Investir em tecnologia na gestão – não somente de um PCP, mas de forma geral – é uma decisão que com certeza trará agilidade e acuracidade para tomadas de decisões e construção de estratégias sólidas de longo prazo.

À gestão de toda a cadeia produtiva de uma empresa dá-se o nome de Supply Chain Management (SCM) ou Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Leia mais sobre quais são os principais aspectos para um Supply Chain eficiente no Comércio Exterior aqui!

Módulo PCP da Conexos: conheça seus custos de produção de maneira integrada

capa2

Como vimos neste texto, ter clareza nos custos e despesas é essencial para uma gestão efetiva. Por isso, entenda seus custos de produção de forma integrada com o módulo PCP do Conexos Cloud.

Conheça alguns detalhes no nosso site, converse com nossos consultores e entenda como podemos trazer valor para seu negócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.