Skip to main content
0
(0)
ebook duimp

Evitar os erros no despacho aduaneiro é fundamental para agilizar o desembaraço da sua carga. Aliás, por ser um processo obrigatório, mesmo que a mercadoria goze de isenção tributária, ainda precisamos realizar o despacho.

Apesar das complicadas exigências, algumas dicas práticas podem evitar muitas dores de cabeça e erros no despacho aduaneiro. Quer saber como?

Então, continue lendo e conheça 5 dicas para evitar problemas e erros no despacho aduaneiro, para que sua carga entre no canal verde e seja despachada automaticamente!

O que você verá a seguir:

  1. Mapeie e planeje todos os processos para o despacho
  2. Conheça a tributação e legislação específica para o tipo de mercadoria
  3. Faça uma conferência e registro minuciosamente
  4. Organize toda documentação para aumentar as chances de passar pelo canal verde
  5. Simplifique suas rotinas e evite erros no despacho aduaneiro

LEIA TAMBÉM: Como lidar com a burocracia no Despacho Aduaneiro?

1. Mapeie e planeje todos os processos para o despacho

Antes de realizar a importação ou exportação, é fundamental fazer todo o mapeamento das tarefas envolvidas para evitar erros no despacho aduaneiro. Isso envolve conhecer:

  • Quais são as etapas necessárias para o desembaraço?
  • Quais documentos obrigatórios e acessórios são necessários?
  • Qual a classificação tributária da mercadoria?
  • Quais os requisitos específicos da legislação para esse tipo de carga?
  • Quais são os dados e declarações a serem registradas? Onde devem ser entregues?
  • Quais os prazos para cada etapa?

Após entender e documentar as etapas para o despacho, é importante planejar esse processo. Assim, defina quem são os responsáveis, como cada tarefa deve ser realizada e quais os critérios de sucesso.

Com isso, garantimos que cada etapa será cumprida corretamente, evitando erros no despacho aduaneiro e prevenindo qualquer atraso.

2. Conheça a tributação e legislação específica para o tipo de mercadoria

Uma das principais obrigações de todo importador é conhecer as classificações fiscais. Afinal, cada produto que entra no país é tributado de forma diferente.

Além disso, na Declaração Única de Importação (DUIMP), quanto mais detalhes você informar na transmissão eletrônica, melhor. No caso do código tributário, conhecer e classificar corretamente o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), maiores as chances de acelerar a inspeção e liberação da carga.

Aliás, o NCM é um dos dados importantes, mas que geralmente são preenchidos incorretamente. Para evitar erros no despacho aduaneiro, preparamos esta série de dicas para você preencher o NCM corretamente.

Ao passo que é importante conhecer as especificidades da mercadoria para evitar erros no Despacho Aduaneiro. Dependendo da carga, pode ser necessário anuência de outras agências do governo para a liberação.

Entretanto, isso aumenta o volume de informações que você precisará gerenciar. Assim, contar com plataformas que auxiliam no preenchimento e atualização dos dados é essencial para acelerar o processo e evitar erros no Despacho Aduaneiro.

3. Faça uma conferência e registro minuciosamente

erros no despacho aduaneiro dicas

Para se evitar erros no despacho aduaneiro, precisamos ter cuidado especial com os registros. Com tantas documentações, cometer erros na hora de atualizar ou preenchê-las é bem comum.

Para quem já utiliza o módulo de Despacho Aduaneiro da Conexos, o processo de registro será apenas uma atividade conferência, pois a maior parte dos documentos são automaticamente preenchidos e atualizados por robôs inteligentes. 

Assim, evita-se erros no despacho aduaneiro e libera sua equipe para tratar de casos específicos e focar em tarefas mais estratégicas.

Através do sistema, é possível ter o aproveitamento das informações operacionais de todos os setores da empresa. Assim, direciona-se às atividades aduaneiras para a sua operação navegar com facilidade pelos processos burocráticos.

Além disso, conte com a integração com os sistemas Siscomex Web, Siscomex Carga e Siscomex Mantra. Enfim, com ajuda dos robôs, seu negócio pode contar com precisão na geração, exportação e importação dos registros.

4. Organize toda documentação para aumentar as chances de passar pelo canal verde

Evitar erros no despacho aduaneiro envolve ter uma ótima gestão de documentos na empresa. Afinal, sabemos o quanto de documentos são necessários para poder realizar o desembaraço das cargas.

Também é importante ficar bastante atento aos prazos. Todo o processo de importação e exportação possui prazos bem definidos, principalmente para entrega de documentos, na fiscalização e liberação da carga.

Assim, tenha um sistema para controle de todos os documentos durante seu ciclo de vida. É fundamental ter uma visão precisa sobre o status de cada documento, para que se possa acompanhar em qual estágio cada um se encontra e se houve algum erro.

Ao passo que monitoramos a elaboração e entrega de cada documento, ficará fácil termos nossa carga caindo no canal verde (desembaraço automático). Isso porque com essas dicas, você terá dado todas as informações à Receita Federal dentro do prazo e de forma completa.

5. Simplifique suas rotinas e evite erros no despacho aduaneiro

erros no despacho aduaneiro como lidar

Mesmo com todo o preparo e uma equipe experiente, erros humanos vão acontecer. Por isso, contar com uma plataforma automatizada e integrada com toda sua operação é tão crucial para evitar erros no despacho aduaneiro!

Com ajuda do Conexos Cloud, o processo de despacho (documental) se torna uma atividade de conferência. Isso porque nossos robôs inteligentes são capazes de preencher e atualizar a maioria dos documentos.

Além disso, o sistema é integrado com o Siscomex para registro e importação de Licenciamento de Importação (LI), Declaração de Importação (DI), Declaração Simplificada de Importação (DSI), LIDSI, DU-e, RE, DDE e muito mais.

Ademais, o Conexos Cloud realiza o monitoramento da parametrização e emissão da CI, com download automatizado do espelho da DI e CI em PDF com arquivamento digital direto na plataforma. Faça o cadastro e controle de processos em todas as modalidades de forma simplificada!

Conclusão

Como vimos durante esse artigo, fica claro a necessidade de acompanhar todas as etapas do processo para evitar erros no despacho aduaneiro.

Nesse sentido, se sua empresa de comércio exterior está em busca de se tornar mais competitiva no despacho aduaneiro, a grande tendência do momento é o investimento em soluções tecnológicas.

Quer saber mais sobre as tendências do setor e como se tornar mais competitivo? Então, entre em contato conosco e entenda como o Conexos Cloud pode te ajudar nessa tarefa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.