Skip to main content
5
(2)

No mercado de Comércio Exterior é normal que empresas que importam ou exportam mercadorias terceirize serviços. Uma Comissária de Despacho possui profissionais especializados para executar etapas do processo de importação e exportação de mercadorias como despachantes, agente de carga, administradores, técnico em comércio exterior e entre outros, que podem atuar em serviços relacionados a aduana, órgãos anuentes e na assessoria do processo.

A Comissária de Despacho desburocratiza e agiliza as importações e exportações nas aduanas do Brasil para seus clientes. Ela é uma empresa que possui conhecimento amplo e profundo sobre a legislação aduaneira vigente, parte fiscal e desembaraço, e a importadora ou exportadora ao decidir contratar, deixa sobre responsabilidade da Comissária:

  •  Cálculos prévios;
  • Alíquotas e regimes especiais;
  •  Classificação de produto (NCM);
  • Verificação de procedimentos antidumping;
  • Escolha do meio de transporte e armazenamento da mercadoria, levando em consideração o tipo da carga;
  • Escolha de seguros que cubram possíveis riscos.
Comissária de Despacho

Comissária de Despacho

Além de ter o conhecimento sobre todas essas situações, a Comissária de Despacho sempre está atualizada sobre normativas que vigoram em outros países, evitando possíveis problemas tanto na saída quanto na chegada da mercadoria. Assim o importador ou exportador pode dar foco a ações mais estratégicas e deixar os processos burocráticos para quem realmente possui estrutura para executar e acelerar diversas funções das negociações. 

Sistema I-ERP

Sistema I-ERP

Pensando também de forma estratégica para facilitar o acesso a mercadoria do importador ou exportador, normalmente uma Comissária de Despacho pode estar localizada próximo a áreas alfandegadas (porto, aeroporto, porto seco, etc), ou em qualquer lugar e ter representantes nas áreas alfandegadas quando necessário. 

Todo o trabalho executado pela Comissária de Despacho deve ser completamente acompanhado e supervisionado, para que o importador ou exportador da mercadoria possa ser informado com precisão sobre a real situação dos serviços contratados. Um sistema que atualize de forma automatizada todas as novidades do processo contribui massivamente para que nenhum detalhe seja perdido para ambas as partes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.