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Uma relação baseada em confiança entre cliente e fornecedor garante bons negócios por longo período. E nada gera mais credibilidade do que a transparência  dos serviços e produtos ofertados. É ai que entra a importância do follow up online e envio de e-mails.

Lembre-se que empresas são formadas por pessoas e em grandes empresas a alta rotatividade de equipe pode ser um enorme problema quando se trata em manter um bom relacionamento com seus clientes. Comprometer uma boa estratégia por perda de informações do cliente durante esse vai e vem de colabores é arriscado e antiprofissional.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre duas técnicas que podem auxiliar a manter a transparência com seus clientes, sendo elas o follow up online e o envio de e-mail. Técnica que permitem que você evite o problema citado acima.

Confira!

Como manter o cliente atualizado com o follow up online e e-mail?

Primeiro, você deve saber que o uso desta ferramenta garante tranquilidade tanto ao fornecedor quanto ao cliente, isto porque as empresas de software conseguem integrar e disponibilizar em um site de follow up online as informações lançadas no próprio software sem necessidade de retrabalho  para manter os registros atualizados.

Assim os clientes conseguem acesso a estas informações a qualquer momento, sempre podendo acompanhar o andamento do serviço oferecido.

Quanto aos e-mails, eles podem ser usados de forma a completar a atualização do cliente.

Quando falamos do envio de um e-mail, pode ser que você pense em redigir um texto para cada cliente… E logo vem à sua mente que para esse fim seria necessário um ou mais colaborador para manter todos seus clientes informados.

Mas calma! Para otimização de tempo e recurso, várias empresas de software já conseguem extrair informações que são lançadas diariamente no sistema e enviar para os clientes em formato de e-mail. Com eles você não precisa contratar uma mão de obra especifica para o envio ou ocupar um de seus funcionários com mais uma tarefa repetitiva e cansativa.

Para quais situações posso aplicar as técnicas abordadas?

O envio de e-mail ou utilização do follow up online pode ser aplicado em vários tipos de negócios, no entanto, eles são bastante utilizados em empresas de comércio exterior.

Nessas organizações, o cliente pode acompanhar o andamento de um processo desde a sua abertura até a sua conclusão, verificando os valores da negociação e também se os prazos estão sendo alcançados.

A customização é uma possibilidade e característica de ambas as técnicas, o que além de permitir que cada cliente tenha acesso apenas às informações que lhe dizem respeito, também possibilita a aplicação em vários segmentos.

O envio de e-mail também pode ser aplicado nas atualizações do cliente quanto às novidades que a empresa passa a oferecer, desta forma ela garante que os clientes estejam cientes das atualizações e novos serviços. Assim novas funções e produtos podem ser adquiridos, aumentando o ticket do cliente.

Ao implantar estas técnicas os problemas de relacionamento com os clientes estão resolvidos?

Estas técnicas garantem uma melhor relação entre empresa e cliente, visto que eles são notificados sobre novidades e conseguem acompanhar de perto as atividades da empresa. No entanto é preciso tomar cuidado principalmente quando falamos do envio do e-mail, pois o envio exagerado pode trazer desconforto ao cliente.

Mesmo com estas técnicas, não podemos nos esquecer de manter o contato por telefone e presencial em certo momento do relacionamento com seu cliente, sempre buscando ampará-lo da forma mais personalizada o possível. E claro, buscando oferecer um serviço humanizado e não mecanizado.

Gostou da solução que o follow up online pode te oferecer? Conheça nosso módulo específico sobre o tema para entender melhor como ele funciona!

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