Skip to main content
5
(4)

A partir de uma iniciativa do governo federal, de reformular e reduzir a burocracia, tempo e custos envolvidos nas atividades no Comércio Exterior, nasceu o Portal Único de Comércio Exterior (PUCOMEX) no dia 23 de abril de 2014.

A implementação tornou-se necessária após o Brasil asssumir compromisso no Acordo sobre a Facilitação de Comércio, tratado pela conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 2013.

A plataforma tem o intuito de desburocratizar os processos, unificando as atividades referentes ao controle do trânsito aduaneiro, importação e exportação, para a partir da integração, evitar repetições no que tange a inserção de dados e criar mais harmonia entre todos os segmentos citados anteriormente.

Acompanhe este artigo e confira mais sobre as funcionalidades do PUCOMEX.

Como são os processos atualmente? 

Atualmente para se concluir um processo de importação ou exportação, ou até mesmo para acompanhamento do trânsito da mercadoria, é necessário seguir várias diretrizes pré-estabelecidas pelo governo.

É necessário ter o acesso à sistemas específicos para o registro de licenciamentos de importação, cadastro de Declaração de Importação (DI) e registro da Declaração Única de Exportação (DUE), nos casos de exportação. 

Tudo isso torna-se moroso visto que na metodologia atual cada uma dessas opções necessitam de  acessos específicos para o preenchimento, tendo pouco aproveitamento de informações entre eles.

Além disso, para o licenciamento, o usuário deve fazer uma ligação dele com os diversos órgãos anuentes responsáveis pelo deferimento do documento e pela confirmação dos seus dados, tornando o processo extremamente burocrático.

PUCOMEX
 

Ao reduzir a quantidade de locais a serem acessados para controlar os processos de comércio exterior, o PUCOMEX garante maior agilidade nas análises e liberações de mercadoria, fazendo com que o mercado ganhe tempo para empreender com mais competitividade.

Dentre os principais benefícios, como a agilidade nos processos e análises, podemos pontuar duas novidades muito importantes do PUCOMEX: a Declaração Única de Exportação (DUE) e a Declaração Única de Importação (DUIMP).

ebook duimp
Quer conhecer mais sobre a DUIMP? Baixe agora mesmo nosso e-book completo sobre a Declaração Única de Importação do PUCOMEX, é gratuito!

Essas siglas representam declarações que surgiram a partir deste fluxo de modernização da burocracia aduaneira, que facilitam e trazem mais transparência para os processos de importação e exportação de mercadorias.

Conheça as novidades do PUCOMEX

Além das Declarações que facilitam o processo de importação e exportação existentes no PUCOMEX, a grande expectativa está nos dois novos módulos anunciados e um que já existia para a exportação, porém agora será amplamente empregado na importação, que é o LPCO.

O objetivo é que o PUCOMEX tenha um catálogo dos produtos importados, desta forma será mais fácil identificar produtos e descrições que estão sendo comercializados.

O processo de unificação da massa de dados da aduana Brasileira torna o catálogo de produto peça fundamental, visto que ele será a base para análise histórica tanto para a fiscalização aduaneira quanto para os órgãos anuentes.

LEIA TAMBÉM: 7 Desafios do Catálogo de Produtos DUIMP

Além disso, tal catálogo será base de informações para geração dos documentos de desembaraço por parte do importador.

Pagamento Centralizado (PCCE)

Unificar todos os pagamentos de taxas referentes a transação das mercadorias. Com esta nova organização dos pagamentos, será possível obter um controle mais ágil e simplificado.

O PCCE ainda é um projeto piloto e visa não só concentrar todos os pagamentos de impostos, taxas e despesas, mas também apresenta o objetivo de interligar as operações das 27 unidades de federação em relação ao recolhimento de guias estaduais, como o ICMS.

Muito além disso, unifica o fluxo de guias de exoneração do imposto, dispensando a necessidade de entrar nos sites da SEFAZ de cada UF para realizar tal procedimento.

LPCO

Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos, o LPCO tem o objetivos de centralizar as exigências fiscais demandadas para a importação, além de simplificar o fluxo de licenciamento de produtos.

Com o LPCO todo o licenciamento será centralizado um único local, e a partir daí os órgãos anuentes poderão ter acesso a essa base de consulta e liberar as anuências.

Um produto poderá ser licenciado ao mesmo tempo para mais de uma operação de importação, ou seja, não será mais necessário emitir uma LI para cada importação.

PUCOMEX
 

Com toda integração de diversos setores e investimento tecnológico, a eficácia para prevenir ou identificar possíveis fraudes tributários será muito maior. E é importante ressaltar, que o acesso ao Portal Único de Comércio Exterior continuará necessitando do requerimento autenticado por meio da assinatura digital.

Além do PUCOMEX ajudar no  processo de comercialização internacional de mercadorias,  outras ações podem contribuir para melhorias, como exemplo as citadas no artigo Desburocratização do Comércio Exterior.

Como o Conexos Cloud pode me auxiliar no PUCOMEX?

O PUCOMEX ou Siscomex é um portal que precisa ser muito bem entendido e acompanhado pelos profissionais da área do Comércio Exterior, uma vez que através dele são elaborados documentos essenciais para o embarque e liberação da carga no Despacho Aduaneiro.

Conexos Cloud é um sistema para gestão do Comércio Exterior que oferece total integração com o Siscomex Importação através de robôs que são capazes de tornar suas importações apenas conferenciais!

  • Integração com o SISCOMEX para importação de LI (Licenciamento de Importação), DI (Declaração de Importação), DA, DSI (Declaração Simplificada de Importação), LIDSI, DU-e, RE, DDE, entre outros;
  • Integração para importação de LI (Licenciamento de Importação), DI (Declaração de Importação) no Siscomex Importação;
  • Acompanhamento de processos com notificações constantes de seu andamento!
  • Lead time de despacho;
  • Integração com o Siscomex Carga e Siscomex Mantra, que possibilita o cadastro automático de 85% dos dados do Conhecimento de Transporte Internacional no sistema e a atualização automática dos dados referentes aos embarques.

Quer conhecer melhor sobre o Conexos Cloud? Então, entre em contato com um de nossos especialistas e entenda mais da solução!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.