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Promover o desempenho de equipe não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer, mas é uma tarefa que vale a pena se desempenhada, especialmente quando os resultados começam a aparecer!

Gerir times de trabalho demanda muito esforço para além de sua zona de conforte, uma vez que é necessário possuir desenvoltas habilidades interpessoais para se obter o melhor das pessoas.

E, indubitavelmente, o bom gestor é aquele que sabe como se comunicar com seu time, que sabe como extrair dele as informações e ações necessárias, que dá o bom exemplo e que se importa, de verdade, com a forma como é visto e encarado pelos seus subordinados.

Nem pelo amor, nem pela dor: desempenho de equipe é trabalho em equipe

Mesmo como líder empresarial, você inevitavelmente encontrará colaboradores que questionam seus conhecimentos, respondendo suas instruções com desculpas, uma infinidade de perguntas ou um olhar vago.

Isso pode ser um desafio para qualquer profissional em posição de liderança.

Neste sentido, oferecer treinamentos constantes é fundamental, assim como indicar leituras importantes para os membros da equipe.

No entanto, a despeito da importância do aprendizado teórico, não há nada mais eficiente para melhorar o desempenho de equipe do que compartilhar conhecimento que você realmente considera valiosa, através de uma do que uma efetiva comunicação diária.

Portanto, para ser um gestor bem-sucedido, você deve se comunicar com autoridade e com clareza!

De certo que, como qualquer ser humano, nem sempre o gestor está preparado para lidar da melhor forma possível com seu time, por isto existem algumas tecnicas e boas práticas que podem auxiliar no desenvolvimento de uma comunicação efetiva entre gestor e equipe.

É por isso que, neste post, apresentamos 4 excelentes dicas práticas que contribuirão na construção de uma dinâmica comunicativa mais eficaz com sua equipe. Acompanhe!

DESEMPENHO DE EQUIPE:  4 DICAS IMPORTANTES

DESEMPENHO DE EQUIPE
DESEMPENHO DE EQUIPES

1. Use declarações diretas

Para melhorar o desenvolvimento de equipe no qual você está trabalhando, é precípuo evitar se tornar um gestor autoritário, você não pode cair na armadilha de frasear suas orientações como perguntas: “Joana, você pode tomar anotações durante a reunião da equipe hoje?”. Ou “Fernando, você organizará a apresentação para o cliente?”.

A melhor opção é dizer claramente, por exemplo: “Joana, você deve tomar notas durante a reunião de hoje”. Isso afirma sua autoridade e oferece menos espaço para discussões.

Além disso, essa prática transmite melhor os seus conhecimentos, pois os colaboradores são induzidos a refletir sobre os motivos que o levaram a essa delegação de tarefas. E não há nada melhor para a aquisição de conhecimentos do que a reflexão!

2. Mantenha a confiança enquanto fala

Essa estratégia simples é, infelizmente, negligenciada por muitos líderes empresariais. Porém, para transmitir conhecimento, você deve falar com confiança do início ao fim de cada frase.

Se você não irradia segurança enquanto fala, os colaboradores podem considerar que você não tem certeza do que está dizendo e, desse modo, que os conhecimentos que deseja transmitir não são relevantes ou precisos.

3. Avalie as características da equipe

Todo líder, cedo ou tarde, se depara com o dilema entre ser suficientemente rigoroso para ser respeitado ou descontraído o suficiente para ser confiável. O problema é que os conhecimentos que você precisa transmitir podem ser interpretados ora como uma ordem de trabalho (gestor rigoroso), ora como simples sugestão (gestor descontraído).

Não há solução pronta. Assim, para superar essas dificuldades, você deve analisar as características gerais de sua equipe e as especificidades de cada membro. Dessa maneira, será capaz de alterar algumas palavras e gestos que você utiliza para que todos compreendam perfeitamente suas diretrizes e ensinamentos.

4. Adicione prazos determinados a cada tarefa delegada

Sempre que um líder fornece instruções vagas e sem um prazo determinado para sua execução, a tarefa em questão tende a ser deixada de lado e empurrada para o dia seguinte. No decorrer dos dias, o desempenho de equipe cai, como um todo.

Isso é exatamente o tipo de erro que deve ser evitado. Quando você permite que suas ordens não sejam atendidas por dias, está mostrando aos seus colaboradores que as suas diretivas não são prioritárias. Para que isso não ocorra, sempre inclua um prazo final para suas instruções, a fim de adicionar urgência a elas.

Afinal de contas, você não terá sucesso em transmitir conhecimento para a equipe quando até mesmo orientações rotineiras de trabalho são descumpridas.

Agora é só começar a internalizar estas dicas para poder colocá-las em prática e testar, ao vivo e a cores, como sua mudança de comportamento enquanto gestor vai afetar o desempenho de equipe e também o seu próprio!

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