Skip to main content
5
(2)

No dia 10 de agosto de 2022, o Governo do Estado do Espírito Santo prorrogou os incentivos fiscais concedidos a empresas de vários setores até o dia 31 de dezembro de 2032, por meio do Decreto Nº 5192-R publicado no Diário Oficial do Estado. 

Alguns setores, como o Atacadista, perderiam os benefícios em 2022. Além deste segmento, indústrias, concessionárias e distribuidoras também são favorecidas. 

Esta prorrogação só se deu após alteração em uma Lei Federal e deferimento de um convênio autorizado pelo CONFAZ para prorrogação dos benefícios fiscais do Espírito Santo. A medida visa trazer maior segurança jurídica e investimentos de empresas no estado. 

incentivos fiscais espírito santo

Os atos normativos vigentes após a prorrogação dos Incentivos Fiscais podem ser consultados na íntegra na tabela do Anexo Único. Entre as medidas que ainda estão em vigor, são:

  • 5% de crédito presumido a operações com couro entre os estados, não podendo ser utilizado outro crédito;
  • Nas saídas de automóveis usados, redução de 100% na base de cálculo;
  • Redução na base de cálculo que proporciona carga tributária de 7% às operações internas de estabelecimentos distribuidores atacadistas do Espírito Santo. 

Quais são os incentivos fiscais do Espírito Santo? 

O estado do Espírito Santo atrai muita movimentação de navios devido a seus programas de incentivos fiscais que visam reduzir a carga tributária, que são: 

FUNDAP

O Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias, ou FUNDAP,  é um apoio às empresas sediadas no Espírito Santo (sejam matrizes ou filiais) que realizam Comércio Internacional de algumas mercadorias tributadas pelo ICMS. 

LEIA TAMBÉM: Incentivos fiscais: como reduzir o custo da sua importação

É importante lembrar que esse Incentivo Fiscal só pode ser concedido a produtos nacionalizados no Estado, com operações realizadas por empresas com sede no Estado; com recolhimento do ICMS Fundap; e desembaraço aduaneiro efetuado no Espírito Santo.

INVEST Importação

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo,  ou INVEST, é um programa que visa reduzir a tributação com algumas condições, como: 

  • executar projetos de interesse do estado;
  • investir em aperfeiçoamento tecnológico;
  • gerar empregos diretos;
  • treinar e capacitar pessoal;
  • adquirir bens e serviços das empresas localizadas no estado.
ebook beneficios fiscais es banner
Pensando em desmistificar mais sobre os benefícios e incentivos fiscais do Espírito Santo sobre o ICMS, preparamos um material imperdível, o E-book Benefícios Fiscais do Espírito Santo, clique e baixe agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.