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As Trading Companies são empresas que realizam operações complexas e se beneficiam amplamente de tecnologias na sua rotina do Comércio Exterior para coletar e transmitir informações pertinentes a seus clientes, produtos, serviços, informações fiscais e tributárias, com intuito de reduzir os custos e diminuir a burocracia aduaneira. 

No artigo de hoje, você poderá entender quais são dores das Trading Companies mais comuns e de que forma um software de Comércio Exterior como o Conexos Cloud torna o dia-a-dia desse segmento muito mais prático e produtivo!

Você poderá entender as seguintes dificuldades do ramo que são facilmente solucionadas pelo Conexos Cloud:

  1. Quais as dores das Trading Companies que um software soluciona?
    1. DOR 1: Competitividade
    2. DOR 2: Transparência de informações
    3. DOR 3: Gestão dos Benefícios Fiscais
    4. DOR 4: Compliance e Segurança Fiscal
    5. DOR 5: Amplo report de informações logísticas
    6. DOR 6: Atendimento especializado
  2. Conheça o Conexos Cloud, o software que soluciona as dores das Trading Companies

Acompanhe a leitura do texto!

Quais as dores das Trading Companies que um software de Comércio Exterior soluciona? 

DOR 1: Competitividade

Toda trading busca ser mais competitiva. Mas aí surge uma pergunta: o que que é ser mais competitivo?

Como já é conhecido, a Trading Company é um dos players do mercado do segmento de Comércio Exterior mais complexo por assumir ou oferecer serviços de despachante, mas seu papel principal é como importador. Então ser mais competitivo para uma trading, é algo muito difícil, mas não impossível. 

O primeiro ponto sobre ser mais competitivo é a empresa atuar em mais de um estado – ou seja, gozar de mais de um benefício fiscal – dando para o seu cliente uma gama de possibilidades de fazer sua importação, seja pelo nordeste, pelo Sudeste, pelo Sul ou por algum outro estado (como a Rondônia, que permite desembaraçar em outros portos) e mesmo assim, tendo benefícios e a oportunidade de fazer uma logística mais dinâmica.

Dessa forma, uma Trading que tenha somente a importação por Santa Catarina e venda seu produto no Nordeste, necessita: trazer o seu produto importado por Santa Catarina desembaraçá-lo em Santa Catarina e transportá-lo até o Nordeste. Ou seja, tem uma ineficiência logística muito grande.

LEIA TAMBÉM: Guia dos Benefícios Fiscais: Santa Catarina, Pernambuco e Espírito Santo

Se ela já dá a opção para o seu cliente de desembaraçar o produto no Nordeste, a Trading Company vai ser mais competitiva

Então, o primeiro ponto que uma Trading tem que ter na sua cartela de oferta de serviços é operar em mais de um estado com mais benefícios possíveis, o que vai torná-la mais competitiva e atraente para os potenciais clientes como parceiros nas suas importações. 

dores das trading companies solucionadas com um software de comércio exterior
Outro ponto para ser mais competitivo é possuir um elevado nível de tecnologia que leva aos seus clientes um elevado nível de transparência

A tecnologia de uma Trading atua em dois viés: primeiro a interna, onde ela busca otimizar o seu tempo, reduzir seu custo para que tenha um preço melhor e também ser mais competitiva. 

E segundo, a tecnologia que atua no seu back office, ajudando as suas equipes através de robôs de automação, gerando para sua equipe interna um dia a dia mais confortável e entrega de serviço no nível cada vez melhor.

O investimento em tecnologia também é uma das dores das Trading Companies no quesito transparência, porque as mesmas precisam oferecer plataformas de follow-up, aplicativos e outros softwares, para que o seu cliente consiga acompanhar o dia a dia das suas importações e exportações.

A tecnologia, de forma a atender o time interno de back office e o cliente no quesito  transparência, ao ter ferramentas para o cliente acompanhar o dia a dia das operações, também diminui a necessidade do time interno de back office prestar contas, fazer envio de e-mails e disparos de relatórios manuais para atualizar o cliente do que está acontecendo.

Então, o quesito competitividade está muito atrelado muito relacionado à tecnologia no dia a dia das Tradings. A prova disso é que muitas Tradings que possuem times internos de desenvolvimento, para buscar melhoria no nível de tecnologia, contratam soluções como o Conexos Cloud, um software reconhecidamente utilizado pelas maiores Trading Companies do Brasil, que ajudam essas empresas a atingir níveis altíssimos de competitividade. 

Com um software de gestão robusto como o Conexos podem ser eliminadas tarefas repetitivas com a automatização de processos. Outro fator que pode ser determinante para a competitividade de uma trading é a gestão de recursos humanos, com essa automatização é possível reduzir a quantidade de profissionais exigidos na gestão.

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Aproveite para ler o nosso Case de Sucesso com a Target Trading e
entenda como o Conexos Cloud é o software que soluciona as dores das Trading Companies!

DOR 2: Transparência de informações

Como é conhecido, uma das principais operações executadas pelas Trading são as importações terceirizadas, ou seja, a mesma funciona como um setor de importação do seu cliente e faz a importação por conta e ordem ou por encomenda.

Essa modalidade de importação gera necessidades e gigantescas dores para Trading Companies. 

A primeira surge ligada à dor da terceirização no quesito de organização da operação. É necessário ter um software para entender as possibilidades a serem ofertadas por cliente. 

Essas empresas precisam ter um nível de transparência imenso com seu cliente através de aplicativos, portal de follow-up ou disparos de e-mail que informem o que acontece com sua operação, porque o mesmo tem um time externo que tinham demandas administradas por eles e com uma Trading Company, é necessário muní-los de informação em tempo hábil e eficiente.

A terceirização traz outro parâmetro no dia-a-dia que é o fato da Trading Company usar o dinheiro do cliente antecipadamente, em algumas operações.

Surge assim a dor da gestão do dinheiro de terceiros no momento zero, quando realiza-se a estimativa de custos da operação para fazer a Solicitação do Adiantamento do Numerário e, com isso, produzir a estimativa para o cliente fazer adiantamento. 

Após o adiantamento recebido, a Trading faz pagamentos, assume compromissos em nome do cliente ou em nome próprio, mas com o ônus financeiro a ser repassado para seu consumidor. A partir daí, necessita prestar contas até a conclusão dessas despesas, incluindo-as na nota fiscal de remessa dos produtos para o cliente. 

Resumindo, as Trading Companies precisam de:

  1. Transparência Logística de forma global da importação;
  2. Transparência Financeira, para que o cliente consiga acompanhar o custo estimado inicial da importação, o seu adiantamento e no final, realizar uma prestação de contas, para que consiga ver o que foi feito com o dinheiro destinado àquela operação, e assim, trazer para o dia a dia um nível de confiabilidade muito grande.
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DOR 3: Gestão dos Benefícios Fiscais

A gestão dos Benefícios Fiscais começa na escolha do melhor benefício para a operação do seu cliente. 

Algumas UFs possuem restrição para uso do benefício para determinados tipos de produtos, justamente para proteger a produção local daquele estado. 

A Trading Company precisa ter esse conhecimento e uma gama de opções a oferecer para seus clientes, o que pode ser gerido via software.

Outro viés do benefício fiscal é como ele funciona. A Trading Company possui um benefício fiscal com determinado estado e pode dar um desconto para o cliente que é parte desse benefício. Ela paga comissão para terceiros que, porventura, indicaram o cliente ou bonifica um time de vendedores de executivos comerciais internos ou externos;  e o restante que sobra da margem sobre esse benefício é o ganho da Trading. 

Então é extremamente importante a Trading ter uma tecnologia que consiga, a cada cliente e a cada processo, demonstrar esse resultado econômico dos benefícios usados na importação

Ou seja, o cliente tem sido rentável? A operação é interessante para o cliente? Realmente reduz seus custos? Há ganho real pelo uso do benefício?

Logicamente, o cliente não trabalha com uma Trading só pelo benefício fiscal, mas é um atrativo interessante e oportunidade de reduzir o custo das importações dada a complexidade de custeio desse tipo de transação. 

Imprescindível que as Tradings possuam tecnologia para mensurar e acompanhar os benefícios fiscais de cada operação do cliente (importação por importação) prestar contas para o mesmo sobre o desconto concedido, prestar contas para o executivo comercial de quanto foi operação da Trading e como foi o desconto desse benefício gerado via software.

Outro ponto importante é o atendimento das obrigações acessórias exigidas pelos estados e a Receita Federal. Pois existem no SPED FISCAL e outras obrigações acessórias como a DIME em Santa Catarina, por exemplo, obrigações específicas de preenchimentos de blocos do arquivo digital que o seu sistema deve estar preparado para gerar. A entrega de obrigações acessórias fora do layout estabelecido pelo FISCO pode gerar multas para as empresas

O Conexos Cloud já faz a gestão multibenefícios, além de fazer todo o tratamento dos itens que são proibidos por alguns benefícios em cada estado e também apura a rentabilidade total do benefício –  quanto foi dado de desconto para o cliente, quanto foi pago de comissão e quanto sobrou de ganho para Trading da operação que usou aquele benefício fiscal. 

Além disso, nosso software operacionaliza e tem controle nativo dos Fees ou Markups que a Trading eventualmente aplica sobre as operações com benefícios fiscais. 

Lembrando que a Trading não necessariamente tem como ganhar somente o benefício fiscal, ela pode ter outras formas de receita ao cobrar pelo seu serviços a depender do contrato com o cliente. 

DOR 4: Compliance e Segurança Fiscal

Compliance Fiscal caminha na rotina das Trading Companies. 

Como boa parte do seu ganho vem de Benefícios Fiscais, precisam ter uma segurança jurídica de que ela está fazendo todos os procedimentos fiscais e aduaneiros de forma correta para evitar autuações fiscais futuras, o que pode muitas vezes tornar um negócio inviável ou insustentável. Importante lembrar que o tratamento contábil e fiscal dados aos créditos presumidos dos incentivos fiscais deve ser sempre analisado pela gestão e o jurídico da Trading Company.

Ao desenhar uma operação de um cliente, uma das dores das Trading Companies é entender toda a parte de compliance: como aquela operação funciona; como as particularidades daquela mercadoria por aquele estado que vai chegar; se aquela mercadoria tem alguma exigência específica; se ela tem alguma tributação diferenciada; se ela tem substituição tributária; 

Segue então para a parte de escrituração fiscal, que começa com Emissão da Nota Fiscal, facilmente realizada com um software, até mesmo a apuração fiscal através dos SPED (contribuição, fiscal, contábil, etc – todas as prestações e reportes para o governo atrelados às operações fiscais de uma Trading, que são mais complexas do que uma empresa tradicional. 

CONFIRA TAMBÉM: E-book Notas Fiscais de Importação e Exportação

Então, essas empresas buscam esse tipo de segurança onde consiga ter para o seu cliente esse know-how transformado através da tecnologia, que é onde tudo acontece, e também com suas equipes altamente capacitadas que já oferecem esse serviço para o cliente. 

O compliance fiscal numa Trading Company é tão vital que é executado em todos os setores, desde o comercial onde nasce o estudo do cliente e seu produto, depois vai para o time de operações, de Comex, no time de Aduanas e segue para o time que operacionaliza isso, até o faturamento financeiro e fechamento com prestação de contas.

Todas essas equipes do cliente da Trading precisam estar alinhadas com seu Compliance e com as parametrizações fiscais daquela operação, pois precisam ser confrontadas e validadas em cada etapa, com as particularidades que cada um exige. 

Conte com o Conexos Cloud para apoiar você, Trading Company nesse tipo de validação e controle.

DOR 5: Amplo report de informações logísticas

Como já comentado anteriormente, uma das funções da Trading é a terceirização das operações das importações e exportações do seu cliente e do importador.

Junto com a terceirização, outra das dores das Trading Companies é o amplo report de informações logísticas. É necessário gerar informações para o seu cliente de forma assertiva e eficiente que o deixe munido de estratégias e táticas a fim de tomar suas decisões de compra, de planejamento, de recebimento de mercadorias e de planejamento financeiro.

A Trading precisa, de forma agressiva e assertiva, de tecnologia que permita ao cliente acompanhar tudo que está acontecendo das suas importações, através BIs e outras ferramentas que permitem o recebimento da informação da forma que ele precisa: sempre no tempo mais curto entre o acontecimento e a notificação.

uma das dores das trading companies é a necessidade de informação logística

A Conexos conta com um amplo recursos de notificação por cliente através de disparo de e-mails através de um portal de follow-up, aplicativos e até mesmo disparos de SMS. 

Esse disparo pode ser iniciado através do input de informação pelo time de back office da Trading, em qualquer setor que seja e também através de buscas de dados com os robôs da Conexos, que fazem em buscas de informações, atualizam e comparam a leitura da execução anterior do robô, além de gerar comparativo do que mudou, atualizar o Conexos Cloud e permitir disparo desses alertas, conforme parametrizado por cada cliente Trading. 

Os robôs do Conexos Cloud também atendem à equipe de backoffice da Trading Company.
Confira neste artigo como eles funcionam!

Quando identifica uma informação, além de notificar o cliente, também notifica os funcionários da própria Trading para que os mesmos conheçam as próximas etapas a serem executadas ou até mesmo tomem alguma ação imediata, o que impulsiona o fluxo de trabalho interno, aumenta a produtividade da sua equipe e gera maior eficiência do time de Back Office, consequentemente dando maior poder competitivo às empresas que possuem esse tipo de tecnologia

DOR 6: Atendimento especializado

As Trading Companies se vendem no mercado como um atendimento especializado em uma equipe altamente qualificada. 

Buscam uma excelência logística competitiva para os seus clientes que muitas vezes sozinhas, cada empresa não consegue atingir. Existem clientes dessas Tradings que dividem suas operações entre mais de uma trading, justamente para dividir o risco ou por regras de Compliance do real importador do cliente da trade.

Os clientes buscam essa divisão de risco, mas acabam tendo contato com o comparativo (50% das operações com a Trading A e outros 50% com a Trading B), onde surge a necessidade das Tradings de se manterem competitivas e eficientes com todos os tópicos anteriores. 

Existe outro ponto que leva as Tradings a outro patamar que é no quesito especialização, onde algumas possuem células ou subsetores do time de Backoffice ou do time operacional de Comex, especializados em segmentos específicos, como: Comex – segmento médico hospitalar, segmento de veículos automotores, aeronaves, combustível e etc…

Então a Trading Company passa a ser vista pelo mercado como uma especialista no segmento. O que faz com que os players que queiram importar daquele segmentos já procurem de imediato a especializada para gerir as suas importações

Possivelmente, todos os concorrentes já operam com aquela empresa, uma prova de autoridade e reconhecimento social de que a Trading Company criou um diferencial com o Know-How muito grande naquele segmento. 

Ela transforma a visão perante à toda sociedade civil organizada justamente por conhecer os cuidados necessários para o tipo de operação em específico, tornando-se referência de mercado. 

Conheça o Conexos Cloud, o software que soluciona as dores das Trading Companies

Trading Company

Tecnologia para trading é um assunto delicado, mas também fundamental, visto que as mesmas necessitam de controle muito bem estruturado a fim de garantir a agilidade e segurança nos processos de importação e exportação de seus clientes. 

O Conexos Cloud é o software que garante o funcionamento aprimorado e sana as dores das Trading Companies brasileiras, percebendo e apurando ganhos em oportunidades no processo, além dos benefícios fiscais e gerenciando todas as modalidades de importação e exportação, tais como: por conta e ordem de terceiros, por encomenda e por conta própria.

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