Skip to main content
5
(2)
importacao direta ou via trading webinar

Quando se fala em importar é necessário ter em mente que conhecimento é a alma do negócio, quase que literalmente. Existem duas formas de importação e, embora sejam similares, possuem muitas diferenças entre si. Estas operações são a Importação Direta e a Importação via Trading.

Você encontrará neste texto as principais características de cada uma dessas modalidades, bem como suas vantagens e desvantagens para que possa determinar qual delas é a opção mais vantajosa para sua empresa, a importação direta ou via trading.

Para auxiliar na sua decisão, não deixe de assistir a nosso Webinar Importação direta ou via trading: qual é a melhor para a minha operação?

Clique acima e assista, é totalmente gratuito!

O que é Importação Direta?

Importação Direta é a modalidade na qual a mesma empresa é a importadora (consignee) e adquirente (notify).

Sendo assim, o importador é o dono da carga. Ele é responsável pela realização de todos os procedimentos necessários, além de ser dele a obrigatoriedade do pagamento ao exportador.

Assim como ele é quem efetua a negociação diretamente com o exportador.

importação direta ou via trading direta

Portanto, durante todo o processo e em toda a documentação somente uma empresa figura, ao mesmo tempo, como importadora e como adquirente.

Vantagens

Pelo fato de ele ser o notify e o adquirente da carga, depende dele a coordenação do bom andamento do processo.

Isso porque não há intervenção de terceiros durante toda a negociação. Todo o processo ficará centralizado no departamento de importação da sua empresa.

Desvantagens

Como tudo tem dois lados, o que pode ser uma benção também pode ser uma maldição. Afinal, se o importador ou seu operacional não tiver o conhecimento necessário para realizar todos os procedimentos de importação, muitos problemas podem ocorrer, e qualquer imprevisto tende a custar muito caro nessas situações.

Além disso, em uma Importação Direta, o importador não conta com alguns benefícios fiscais que somente uma Trading Company pode oferecer.

O que é Importação via Trading?

Neste tipo de operação, a empresa que deseja importar deverá utilizar a chamada Trading Company: uma empresa especialista em fazer a mediação entre o comprador brasileiro e o vendedor no exterior.

Ao optar pela importação via trading, há a vantagem de poder contar com uma empresa com o conhecimento necessário para realizar o processo da forma correta e mais ágil possível.

Quando uma Importação via Trading é realizada, ela pode ocorrer de duas maneiras diferentes: a Importação por Conta e Ordem e a Importação por Encomenda.

Em seguida você encontrará as características de cada uma delas.

Importação Por Conta E Ordem

Aqui existem duas figuras principais, o consignee, ou seja, a Trading (que neste caso será a importadora) e o notify, o adquirente, que será a sua empresa.

Diferente de uma Importação Direta, na Importação via Trading a documentação mencionará o nome das duas empresas envolvidas no processo. Por esse motivo ambas necessitam ter o registro junto à Receita Federal, o RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Entretanto, o papel da Trading é o de prestadora de serviço. Cabe então ao adquirente efetuar o pagamento ao exportador, já que ele é o real dono do produto que está sendo importado.

Vantagens de importar via trading

Uma das vantagens é a citada acima, de poder contar com a experiência de uma Trading para orientar todo o processo e evitar erros ou enganos que podem resultar em muitos problemas.

Muitas Tradings disponibilizam auxílio e orientação para que o adquirente tenha acesso a linhas de crédito diferenciadas.

Outra vantagem é que o adquirente pode se beneficiar das reduções fiscais que as Tradings oferecem por estarem utilizando dos serviços dela. Isso permite uma redução considerável dos impostos incidentes no processo.

Como as Tradings lidam com isso diariamente, dispõem de mais conhecimento, especialmente da legislação em vigor, por isso são capazes de orientar sobre a melhor forma de proceder, o que resulta igualmente em reduções tributárias e fiscais.

Desvantagens de importar via trading

Como adquirente da mercadoria e responsável por efetuar o pagamento ao exportador, é necessário que o adquirente tenha um bom fluxo e controle financeiro.

Sem isso, muitos atrasos e custos extras podem ocorrer devido à falta de planejamento e de organização financeira.

importação direta ou via trading vantagens

Outro ponto negativo é que uma Trading pode não conhecer a fundo o produto com o qual você trabalha, uma vez que essas empresas costumam lidar com uma grande variedade de produtos.

Por isso, mesmo utilizando uma Trading você deve ser capaz de fornecer orientações com relação à exata descrição do produto que quer importar.

Importação por Encomenda

Neste caso, diferentemente da Importação Direta, a Trading atua apenas como o adquirente da carga. Ela não está prestando um serviço. Ela está adquirindo um produto para, depois de nacionalizado, revendê-lo com exclusividade a um comprador no Brasil.

É uma relação que se assemelha a uma venda no mercado nacional. Contudo, ambas as empresas também neste caso precisam ter RADAR e a importação já é direcionada, desde o início do processo, a um determinado comprador.

Por ser considerado o adquirente, cabe à Trading efetuar o pagamento ao exportador.

Vantagens

Como a Trading deverá efetuar o pagamento ao exportador, o destinatário final da carga acaba tendo um fôlego financeiro um pouco maior.

Nessa modalidade também é possível se beneficiar com as reduções através dos benefícios e estudos fiscais oferecidos pelas Tradings.

Desvantagens

Mesmo que a Trading seja considerada a adquirente da carga, você como comprador precisa auxiliá-la com a correta descrição do produto a ser importado.

importação direta ou via trading encomenda

A compradora é considerada responsável solidária do processo, já que mesmo a Trading realizando a operação e efetuando o pagamento ao exportador, a empresa compradora é a encomendante, ou seja, a solicitante do produto.

Critérios para decidir a melhor opção por importação direta ou via Trading

Em meio a tantas e diferentes formas para efetuar uma importação, a indecisão sobre qual delas escolher é normal.

 Na realidade, a resposta depende de diversos fatores, a saber:

  • Decisão Estratégica: uma mesma empresa pode optar por uma Importação Direta em um processo e em outro por uma Importação por Conta e Ordem, por exemplo, dependendo da estratégia mais adequada para a empresa naquele momento;
  • Fluxo de Caixa: como a escolha de uma das modalidades de importação determina de quem é a responsabilidade por efetuar o pagamento, esse tipo de decisão pode ser influenciada pelo fluxo de caixa da empresa;
  • Conhecimento do Mercado: embora sigam o mesmo princípio, importar peças é diferente de importar alimentos. Então esta decisão também deve levar em conta o nível de conhecimento de mercado e operacional que a empresa dispõe no momento;
  • Ganhos Financeiros e Tributários: reduzir custos é quase que um mantra empresarial. Sendo assim, algumas reduções tributárias que as Tradings oferecem podem ser muito vantajosas, dependendo do tipo de processo que se deseja realizar;
  • Custo Final da Importação: o custo final de uma importação não é medido somente pelo que efetivamente foi pago, mas também pelo tanto que pode ser economizado. Ter isso em mente auxilia na decisão sobre qual modalidade escolher.

A Conexos possui um módulo especial para Importação

capa2

Se sua empresa optará por uma Importação Direta ou via Trading é uma decisão que deve ser tomada estudando cada caso, ponderando os prós e contras.

A partir do momento em que você conhece cada uma das modalidades disponíveis fica mais fácil saber qual delas é a melhor para aquele processo específico.

Independentemente da sua escolha, a Conexos pode lhe auxiliar.

Conheça nosso Módulo Comércio Exterior Importação. Com ele você tem acesso às melhores e mais ágeis ferramentas para controle de todo o seu processo de importação, seja você uma Trading, um importador direto ou um despachante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.