Skip to main content
5
(1)
capa3

Atualmente, muitas pessoas têm relatado suas encomendas da China demorando para chegar ao destino final. Mas você sabe por que isso tem acontecido?

Ainda estamos em um momento de instabilidade econômica internacional e gargalos logísticos no transporte marítimo devido à crise gerada pela Covid-19 – algumas cidades portuárias chinesas encontram-se em lockdown para prevenir a proliferação do vírus. 

Outros produtos tem sua entrega atrasada devido à situação entre a Rússia e a Ucrânia. A Rússia é o maior exportador de alumínio do mundo, metal utilizado em diversos eletrônicos; além de ser o maior produtor mundial de Níquel, Paládio e Cobre, matérias-primas de baterias e ligas metálicas, componentes de memórias e sensores e outros eletrônicos. 

Especialistas estimam que crescimentos nesse setor devem acontecer, em média, somente a partir do ano de 2023 dependendo da melhoria das condições sanitárias da China e da situação entre os dois países em conflito. 

Com isso, é previsto que haja uma desaceleração da economia chinesa mundialmente e reflexo disso, é a recente redução da taxa de juros para empréstimos a longo prazo. 

Encomendas da China demorando por navios parados

Num dia de fluxo normal no porto de Xangai, o número de embarcações esperando para desembarcar no porto é, em média, de 30. O número médio encontra-se na casa dos 350 navios porta-contêineres. 

A imposição de Lockdown que era restrita à Wuhan, epicentro da doença, agora expandiu-se a outras grandes cidades chinesas, como Pequim, a capital. 

encomendas da china demorando

As restrições impostas estão muito mais rígidas – sendo necessário aguardar cerca de 15 dias caso haja algum caso de Covid-19 confirmado – além da circulação de caminhoneiros, trabalhadores da indústria e portos ser impedida, o que gera acúmulo de mercadorias paradas. 

Estima-se que 20% da frota mundial de contêineres se encontra parada na China. E sem que o escoamento da produção ocorra, a tendência é que os preços se elevem cada vez mais. 

Encomendas da China demorando: preços subindo

Antes da pandemia, o preço do frete de um container girava em torno de U$ 2.000. No auge da pandemia, o preço estava 6 vezes maior: chegando a custar U$ 12.000 nas rotas China-Brasil para um container de 40 pés. 

encomendas da china demorando container

LEIA TAMBÉM: Quais são os tipos de containers? Conheça os 8 principais

Atualmente, o preço vem sendo normalizado – custa em torno de U$ 7.000 a U$ 8.000 -, mas continua alto, o que pode ser explicado graças à baixa participação (1% do total) do Brasil no Comércio Internacional de Containers e também porque o fluxo de importação da China para o Brasil é muito maior que o fluxo de exportação Brasil-China. 

Consequentemente, com as encomendas da China demorando, nossos containers chegam cheios e voltam vazios, o que afeta o Brasil nesse momento de crise uma vez que o vendedor quer transportar um container cheio. Assim, há um grande aumento no tempo de espera para embarque. 

“Esses fechamentos de regiões portuárias acabam fazendo com que muitas cargas que deveriam sair em determinados dias acabem não embarcando. E as linhas de navegação não são como pontes aéreas, com viagens diárias. As linhas de navegação têm periodicidade semanal, quinzenal.”

Ricardo Propheta, CEO da BRZ Investimentos, em entrevista para o Uol Economia

Encomendas da China demorando: o que fazer nessas situações?

É importante planejar-se para antecipar as encomendas da China demorando, uma vez que, por se tratar de movimentações internacionais provenientes de transporte marítimo, muitos fatores podem alterar o tempo de viagem e o preço dos fretes, como desastres naturais, conflitos entre Estados e falta de containers. 

Além disso, o tempo de entrega das encomendas da China demorando vai variar de acordo com serviço de frete que selecionou pagar. 

O tempo médio de transporte da China ao Brasil é de 20 dias (sem contar com os processos de desembaraço aduaneiro de quando a carga chega), então tenha em mente que seu pedido deve ser sempre feito com antecedência a esse prazo. 

Com as encomendas da China demorando, todo planejamento dentro do seu negócio é pouco para que não haja nenhuma escassez de matérias-primas ou mercadorias. Controle de estoque, controle de custos de importação e exportação e gerenciamento de documentos eletrônicos são fatores decisivos para que tenha sucesso no seu negócio

3 ebook tudo sobre importacao

Para minimizar os erros relativos aos processos de importação e exportação, é indispensável a utilização de um software que agilize sua cadeia gerencial através de integrações com portais governamentais, como o Siscomex, que permitam o acompanhamento das etapas e minimizem os custos de TI, além de permitir o direcionamento da sua equipe para outras atividades de maior complexidade. 

Conte com o Conexos Cloud para otimizar seus processos da Gestão Empresarial de Comércio Exterior em até 60% e aumentar sua receita final em até 150%. Agende uma demonstração totalmente gratuita agora e inicie a transformação digital do seu negócio. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.