Skip to main content
0
(0)

Se traduzirmos de forma mais objetiva, a palavra multinacional (pensando aqui em uma instituição empresarial) significa organização que possui matriz em um determinado país, mas que tem atuação em diversos outros países com suas filiais, e no Brasil não é diferente. Temos aqui no país diversas multinacionais, que têm suas matrizes aqui ou possuem filiais de outros países e que atuam com uma força muito grande em nossa balança comercial, tanto nas importações como nas exportações. 

O artigo de hoje busca comentar como o processo de importação acontece em uma multinacional, quais são as burocracias atreladas e como a tecnologia deve auxiliar nesse processo.

importações
Importações

Burocracia nas importações e o processo em si

A importação brasileira “por natureza” já é burocrática, mas como será que se dá tal processo em uma multinacional, que além de lidar com a burocracia interna precisa também se ajustar a burocracia dos outros países?

Num processo de importação podemos separar de forma macro algumas etapas: contato com fornecedor, confirmação do pedido de compra e embarque da mercadoria, trânsito da mercadoria, chegada em território nacional, nacionalização, entrada do produto no estoque para revenda ou industrialização. Bom, esse processo também acontece em uma multinacional, mas dentro de cada uma dessas etapas diversos processos acontecem e diversas pessoas envolvidas. 

Podemos destacar:

  • Demanda de compra

Quem demanda uma importação na empresa? O setor de importação, a área de vendas ou a indústria? Entender isso é importante para que durante a importação tal setor seja informado sobre tudo que está acontecendo nas importações e ter aqui a tecnologia como aliada pode ser um diferencial. Uma análise prévia de estoque também pode auxiliar a não comprar produtos que ficam parados em estoque ou deixar faltar um produto importante na empresa.

  • Fornecedor

Quem é o fornecedor de sua mercadoria? É a matriz de sua empresa ou é uma outra instituição que te fornece o serviço? Esse é um ponto importante para entender inclusive o time de entrega do produto, quando ele vai embarcar, se o produto já tem sua qualidade reconhecida etc. 

  • Gestão das importações

Quem cuidará das importações? É um setor dedicado na empresa ou uma terceirizada? Muitas multinacionais terceirizam as importações com alguma trading. Outras tem o setor de operações internos na empresa. Cabe cada empresa definir o que é mais rentável dentro de cada processo. A terceirização também ocorre na nacionalização (desembaraço aduaneiro) na maioria das vezes. Ter uma comunicação ativa com órgãos governamentais e despachantes aduaneiros pode ser um diferencial. Essa comunicação não precisa ser manual. 

Além dessas macro etapas devemos também entender as micro etapas, como impostos pagos na operação, modal de transporte da mercadoria, classificação fiscal dos produtos, registros necessários por produtos e operação, pagamento do câmbio negociado dentre outros. Logo, vemos que a importação é algo bem complexo, mas que se estruturado pode se tornar mais transparente. 

Importações
Importações

Tecnologia como aliado na gestão das importações

Na grande maioria das vezes uma multinacional possui diversas tecnologias para dar segurança nas operações, na gestão, nos números e na comunicação entre os setores. 

Grandes multinacionais possuem ERP que atendem de forma global todo o grupo empresarial, o que facilita a comunicação entre as empresas e a gestão e contabilização de tudo que está acontecendo nas operações. 

Devido a complexidade da legislação aduaneira do Brasil nem todo ERP global atende um setor de importação para gerir o processo em si, e nessa situação é necessário a integração de outro software ao ERP da empresa e é nesse momento que o Conexos pode auxiliar as multinacionais.

O CONEXOS CLOUD pode integrar com os principais ERP’s utilizados pelas multinacionais, e pode dar maior segurança a gestão da importação em diversos pontos:

  • Gestão de pedidos de compra total e parcial

O Conexos te auxilia no controle de seus pedidos de compra. O pedido pode ser gerado no ERP ou no próprio Conexos, controlando previsão de embarque do pedido, qual saldo do pedido que ainda resta, previsão de entrega da mercadoria etc.

  • Comunicação automática com os órgãos governamentais e redução de tarefas manuais

Como o Conexos integra com diversas plataformas do governo para monitorar informações das importações, ele extingue a necessidade de analistas realizarem consultas manuais sobre a importação, o que pode reduzir o custo do processo e permitir que os envolvidos realmente atuem como analistas do que está acontecendo ao invés de ficarem tendo retrabalhos e digitações manuais de informações muitas vezes redundantes.

  • Integração dos atores do processo em um único sistema

O Conexos permite que importador e despachante atuem juntos no processo. A multinacional importadora pode dar acesso no Conexos a seus despachantes, fazendo com que a gestão de todas as informações seja centralizada em um único local, trazendo mais dinamismo e controle das ações a serem tomadas nas fases da importação. 

importações
Importações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.