Skip to main content
5
(1)
portaria coana declaração de importação

Foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de junho e entra em vigor nesta sexta-feira (01/07), a portaria COANA nº 81/2022 que estabelece atributos e informações específicas que complementam NCM a serem inseridas nas Declarações de Importação. Acesse a Portaria COANA na íntegra aqui clicando aqui. 

Os atributos podem ser identificados por dois caracteres alfabéticos, enquanto as especificações são identificados por quatro caracteres numéricos, na Portaria COANA nº 81/2022 que tem como base a NCM.

LEIA TAMBÉM: Tabela NCM: dicas para você preencher corretamente

Esses campos devem ser informados no campo Nomenclatura de Valor Estatístico (NVE) da Declaração de Importação que consta no SISCOMEX, de acordo com a IN SRF nº 608. Essa obrigatoriedade se refere às mercadorias indicadas no Anexo Único da Portaria COANA nº 81.

2 ebook DUIMP
Saiba tudo sobre a Declaração Única de Importação nesse e-book gratuito! Clique aqui e baixe agora!

De acordo com a Portaria COANA, o que deve ser informado na DI?

O importador deverá informar na Declaração de Importação: 

I – uma especificação para cada atributo, exceto quando se tratar dos atributos acessórios e recursos, para os quais deverão ser indicadas todas as especificações, de acordo com a mercadoria submetida a despacho; e

II – a especificação genérica “Outros”, identificando-a precisamente na subficha Descrição Detalhada das Mercadorias, no caso de especificação que não esteja destacada na NVE, relativa a determinado atributo da mercadoria importada.

Art. 3º, Parágrafo Único

LEIA TAMBÉM: Cuidados que se deve ter com a Declaração de Importação

O que é a COANA?

A Coana é a Coordenação-Geral de Administração Aduaneira, um órgão governamental vinculado à Secretaria da Receita Federal – Ministério da Economia. 

Sua função é gerenciar as atividades de controle aduaneiro, incluindo o recinto alfandegado (local onde pode ocorrer, quando há controle aduaneiro, movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias embarcadas ou desembarcadas, até mesmo sob regime aduaneiro especial; bagagem de pessoas que vieram do exterior ou estão indo a ele; remessas postais internacionais.) e alfandegamento de recintos através de Portaria COANA que são publicadas no Diário Oficial da União. 

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos relativos à Tecnologia, Gestão Empresarial e Comércio Exterior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.