Skip to main content
5
(5)

Todo produto importado passa pelo processo de desembaraço aduaneiro, e apesar das exportações de produtos perecíveis superarem as importações no Brasil, ainda é necessário importar alguns tipos de alimentos para que uma demanda interna, causada pela produção insuficiente, ou pela ausência de produção, possa ser suprida.

Se você é um importador de produtos perecíveis deve saber algumas medidas facilitam o processo de desembaraço aduaneiro de mercadorias desse segmento; visto que são produtos sensíveis, é importante que o produto seja liberado para o importador quanto antes.  

Poder acompanhar todo o trajeto dessa mercadoria é uma dessas medidas, tornando a rastreabilidade essencial para o desembaraço aduaneiro eficiente da sua carga perecível.  

LEIA TAMBÉM: Como funciona o processo de importação de Cargas Perecíveis: desafios e soluções

Como funciona o processo de desembaraço aduaneiro de produtos perecíveis?

Mas antes de falar da importância da rastreabilidade para que o processo de desembaraço aduaneiro de alimentos seja eficiente, vamos falar sobre como ele funciona.

Como já falamos antes, o desembaraço aduaneiro de produtos perecíveis exige rapidez e eficiência devido à natureza sensível ao tempo desses produtos.  Este processo começa com a priorização dessas cargas na fronteira, onde geralmente são desembaraçadas em até 2 dias úteis.

Após a chegada no local de desembaraço, os produtos podem ser submetidos a uma vistoria física, especialmente se necessitarem de anuência do MAPA. Isso é crucial para garantir que os produtos atendam aos padrões de segurança e qualidade exigidos. 

Uma vez que a carga é verificada e aprovada, a Licença de Importação (LI) é deferida, permitindo o registro da Declaração de Importação (DI) e a liberação subsequente do produto.

Durante o processo de desembaraço aduaneiro, é importante verificar se o produtor está listado no Regime de Alerta de Importação (RAI) para produtos de origem animal, pois isso pode indicar restrições ou suspensões anteriores devido a problemas de qualidade. 

O despacho antecipado é uma prática que permite o registro da DI antes da chegada da mercadoria, visando acelerar o desembaraço, especialmente para produtos perecíveis ou outros bens que necessitem de liberação imediata. 

processo de desembaraço aduaneiro

Se o produto estiver sob análise, ele será submetido a testes laboratoriais em um laboratório credenciado pelo MAPA. Dependendo dos resultados, o produto pode ser rejeitado ou devolvido ao país de origem.  

A importação de alimentos está sujeita a várias exigências regulatórias, incluindo a apresentação de documentos específicos como Certificados de Qualidade, Sanitário Internacional e Declaração de Lote, e a conformidade com normas como a NBR 14701 para cargas refrigeradas. 

LEIA TAMBÉM: Saiba mais sobre a conformidade com a regulamentação na exportação de produtos alimentícios

Qual é a importância do tracking para o desembaraço aduaneiro?

Pode-se dizer que ter sua mercadoria parada na alfândega é o terror de qualquer importador, principalmente quando estamos falando de uma carga perecível.  

E ficar sem saber a localização exata da carga em tempo real é prejudicial para o processo de desembaraço aduaneiro, porque impede o planejamento eficiente e a resposta rápida às exigências aduaneiras, aumentando o risco de atrasos e custos adicionais.  

Se você ainda não sabe do que estamos falando, o rastreamento de importação, ou tracking, é um processo que permite monitorar e acompanhar cargas em tempo real durante todas as fases do processo de desembaraço aduaneiro. Ele envolve saber a localização exata da carga, acompanhar seu progresso através das etapas aduaneiras, receber atualizações sobre mudanças de status ou possíveis atrasos, e assegurar que toda a documentação esteja correta e em conformidade com as regulamentações.  

Isso é crucial para a eficiência e segurança no transporte internacional, permitindo um gerenciamento mais eficaz das operações logísticas. 

processo de desembaraço aduaneiro

Mas claro, a tecnologia é o seu maior aliado no rastreamento de carga. Afinal, com tantos envolvidos – como o armador, o agente de cargas e o despachante aduaneiro – seria um verdadeiro desafio centralizar todos os dados sem uma solução tecnológica para nos dar uma visão completa do status da carga. 

Como o Conexos Cloud pode te ajudar?

O Conexos Cloud, por exemplo, automatiza diversas etapas do processo aduaneiro. Isso inclui a atualização e registro de informações em tempo real, como detalhes das cargas, status das importações e exportações. Isso é possível por conta dos robôs que monitoram e registram os dados das operações aduaneiras, reduzindo significativamente a necessidade de intervenção manual. 

Clique aqui e confira nosso webinar “Como funciona na prática um sistema de comex automatizado por robôs”

Aliás, o Conexos Cloud é integrado com sistemas governamentais, essa integração permite um controle simultâneo e em tempo real de grandes volumes de dados, centralizando informações importantes. Facilitando a consulta e o gerenciamento de informações relacionadas a embarques, cargas e detalhes aduaneiros. 

Ao automatizar a coleta e o registro de dados, o Conexos Cloud reduz os erros causados por falhas humanas e agiliza o despacho aduaneiro, tornando-o mais eficiente e rápido.   

Além disso nosso sistema consegue gerir automaticamente as etapas do processo de desembaraço aduaneiro, incluindo a geração de documentos necessários e o acompanhamento de sua aprovação.  

Nesse contexto, é importante ressaltar que o Conexos Cloud é uma plataforma baseada na nuvem. Isso significa que os dados e informações do processo aduaneiro estão armazenados em servidores acessíveis pela internet. 

Os envolvidos na operação de importação, podem acessar o sistema de qualquer lugar, caso tenham uma conexão com a internet. Isso é particularmente útil para despachantes externos que não estão fisicamente presentes na empresa. 

Com todos os dados e informações centralizados em um único sistema, o Conexos Cloud promove uma maior transparência em todo o processo aduaneiro. Todos os envolvidos têm acesso às mesmas informações atualizadas, reduzindo as chances de mal-entendidos ou desinformação. 

Os usuários da plataforma podem receber atualizações em tempo real sobre o status das cargas, mudanças nas regulamentações aduaneiras, e outros aspectos críticos do processo de importação/exportação.  

Isso permite que os envolvidos tomem decisões informadas rapidamente, otimizando a eficiência e a velocidade do processo de desembaraço aduaneiro. Ou seja, ao utilizar uma tecnologia de comércio exterior como o Conexos Cloud, você pode gerenciar todo o processo de importação para garantir que o desembaraço aduaneiro da sua mercadoria seja realizado o mais rápido possível. E, como já mencionamos antes, isso é extremamente importante, especialmente para produtos sensíveis como os perecíveis. 

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre nossa solução? Preencha o formulário abaixo e agende uma conversa com nossos especialistas.

BANNER BLOG 6

E para ficar por dentro de todas as novidades sobre o Conexos Cloud e o mundo do comércio exterior, visite nosso canal no YouTube. Basta clicar aqui para acessar conteúdos exclusivos e atualizados! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.