Skip to main content
0
(0)

Já não é mais nenhum segredo que importar da China pode ser um excelente negócio. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o país é o primeiro colocado no ranking de importações feitas pelos brasileiros, representando quase 20% do total importado pelo Brasil.

No entanto, esse tipo de importação requer alguns cuidados para que os negócios potencialmente lucrativos não se transformem em uma terrível dor de cabeça. Confira as nossas dicas e evite os transtornos causados por erros na importação!

Boa leitura!

importar da china
Importar da china

Por que os produtos chineses são tão vendidos no Brasil?

O maior diferencial dos produtos chineses em relação aos produzidos no Brasil está no preço. A China consegue fabricar seus produtos a um custo muito inferior ao restante do mundo.

Os principais fatores que influenciam nesse custo são a mão de obra barata e o uso de tecnologias mais avançadas para garantir processos mais rápidos e eficazes. Essas evoluções permitiram que eles conseguissem melhorar a qualidade dos produtos, conquistando ainda mais adeptos no mercado brasileiro.

Como importar da China de forma segura?

Antes de começar a importar da China, é importante estar atento a alguns pontos. Saiba mais:

Escolha bem o produto

A escolha correta dos produtos que você pretende importar da China é fundamental para garantir que o investimento renderá os lucros previstos. O primeiro ponto de observação aqui é saber se você conseguirá vender os produtos importados.

Procure descobrir quais produtos têm tido maior procura em meio aos seus clientes e valide com eles os principais detalhes como modelos, tamanhos, cores e quantidades.

Veja o que será melhor: comprar do fornecedor ou de um intermediador

As negociações diretas com fornecedores chineses podem ajudar a aumentar a margem de lucro dos produtos. Porém, é preciso ter um certo nível de experiência para conseguir fazer esse tipo de transação por conta própria.

Se a sua empresa não tem segurança suficiente para isso, o ideal é contar com um intermediador. Assim, a transação ocorrerá de forma mais tranquila e você pode focar seus esforços no que sabe fazer melhor.

Utilize sites que entreguem diretamente para o Brasil

Atualmente, boa parte das importações da China são realizadas por meio da internet. Para isso, é importante verificar se o site faz a entrega direta para o Brasil. Caso contrário, a importação pode sair muito mais cara e levar ainda mais tempo para chegar até a sua empresa.

Isso pode fazer com que o consumidor prefira comprar da concorrência e ocasionar enormes prejuízos ao seu empreendimento.

importar da china
Importar da china

Como manter-se atualizado sobre as importações da China?

Além de saber como fazer as importações, é importante manter-se atualizado sobre as tendências do mercado. Acompanhar os noticiários na TV e na internet é o mínimo que você precisa fazer para não ficar para trás.

No entanto, para estar ainda mais preparado, é importante participar de feiras e eventos do setor. Nessas feiras são expostas muitas novidades e lançamentos e, de quebra, você ainda poder fazer um excelente networking e divulgar a sua marca.

Para o ano de 2018, três eventos devem fazer parte do seu calendário:

  • China Toy Expo: acontecerá em outubro, em Shangai;
  • China Homelife: acontecerá em setembro, em São Paulo (SP);
  • Canton Fair: a maior feira de exportações do mundo, acontecerá em 3 fases que abrangem setores diferentes, entre os meses de abril e maio, na China.

Agora que você já aprendeu como importar da China de forma segura e como fazer para manter-se atualizado sobre as novidades do setor, que tal ajudar os seus amigos? Compartilhe este post em suas redes sociais!

processos de importação
Processos de importação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.