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Qual será a relação entre o Comércio Exterior e Copa do Mundo? Como um evento de futebol pode impactar nas transações internacionais? Pode parecer que não deve ser muita coisa, mas você verá neste artigo que a Copa pode trazer diversas oportunidades ou desafios para o Comex.

Afinal, a Copa do Mundo é um evento realmente mundial, que tem efeitos tanto na economia local quanto no comércio internacional.

Continue lendo até o final para entender a relação entre Comércio Exterior e Copa do Mundo!

Como a Copa do Mundo impacta a economia global

A relação entre Comércio Exterior e Copa do Mundo pode ser observada antes mesmo do evento acontecer.

Isso porque o país-sede precisa realizar uma série de investimentos para hospedar o evento. No caso do Catar, foram mais de US $220 bilhões gastos com a Copa do Mundo.

Isso significa em uma massiva criação de emprego, assim como no aumento das importações do país para sustentar todos os projetos.

Tudo isso para que o evento aumente a economia nacional. Para termos ideia, a Copa do Mundo de 2018 contribuiu cerca de 12,5 bilhões de euros para a economia da Rússia — algo próximo de 1% do seu PIB.

Na economia do Catar, o Comércio Exterior e Copa do Mundo devem movimentar cerca de US $ 17 bilhões na economia do país árabe, que espera mais de 1 milhão de vistantes durante os jogos.

No Brasil, o evento também trará crescimento para o varejo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é estimado que o setor de comércio e serviços movimente R$ 1,48 bilhões na economia diretamente relacionada ao evento.

Catar: a relação com o Brasil no comércio exterior e Copa do Mundo

Em termos de balança comercial, o Catar ocupa a 73º posição no ranking de exportações do Brasil, enquanto está na 44º posição nas importações em 2021.

Nesse sentido, ainda em 2021, o Brasil teve um Déficit de R$ 505 milhões, ou seja, importando mais do que exportando para o Catar, conforme dados do Comex Stat.

Entretanto, o país ainda tem baixa representatividade nas importações e exportações, participando apenas de 0,4% e 0,1%, respectivamente.

Apesar da baixa representatividade, não podemos ignorar o fato de que no acumulado de 2022, verifica-se alta de 43,5% nas exportações e mais de 62,5% nas importações.

Aliás, os principais itens que o Brasil exporta para o Catar (praticamente 95%) são:

  • Carnes de aves;
  • Carne bovina;
  • Tubos e perfis ocos, de ferro ou aço;
  • Demais produtos para Indústria de Transformação;
  • Elementos químicos inorgânicos, óxidos e sais de halogênios.
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Exportações do Brasil para o Catar, de jan/set de 2022.

Por outro lado, o Brasil costuma importar do país árabe:

  • Adubos e fertilizantes químicos;
  • Gás natural;
  • Óleos combustíveis de petróleo;
  • Demais produtos da Indústria de Transformação;
  • Elementos químicos inorgânicos, óxidos e sais de halogênios.
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Importações do Brasil vindas do Catar, jan/set de 2022.

Black Friday, Copa e Natal: tudo junto para impulsionar ainda mais o Comércio Exterior

Outro ponto importante sobre o Comércio Exterior e Copa do Mundo em 2022 é o fato do evento acontecer próximo de datas que costumam aquecer os mercados: o Natal e a Black Friday.

Com isso, é esperado que esse período traga enorme crescimento para diversos setores do varejo, especialmente os itens de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Aliás, só no terceiro trimestre de 2022, o interesse em assistir os jogos com uma nova televisão é tanto, que as importações de smart TVs mais que triplicaram em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Comércio Exterior e Copa do Mundo: como o mundial de futebol impacta nas importações e exportações

O Comércio Exterior e Copa do Mundo tem um impacto direto na economia, especialmente no setor do varejo.

Importações de itens como camisas de clube, calçados, chuteiras e outros artigos esportivos tendem a dar um “salto” nesse período, especialmente com a Black Friday sendo no dia seguinte à estreia do Brasil no mundial.

As exportações também tendem a se fortalecer durante o período que antecede a Copa. Isso porque o país-sede precisa realizar uma série de investimentos de infraestrutura para hospedar o evento.

Durante o evento há também uma grande necessidade de importar produtos, uma vez que haverá um grande número de visitantes, como comidas, itens de hotelaria, etc. 

Por exemplo, houve um crescimento de quase 60% nas exportações para o Catar no acumulado de 2022. Vale destacar que a maior parte das exportações do Brasil para o Catar são de carne de aves e bovina.

Outro ponto interessante da relação entre Comércio Exterior e Copa do Mundo, apesar de indiretamente, são os benefícios fiscais que surgem nessas épocas.

Por exemplo, em 2021 foi aprovado a medida que trouxe a isenção do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até 2024 sobre os artigos esportivos, desde que sejam destinados à competições e treinamentos de atletas e equipes nacionais. A medida visa estimular o esporte brasileiro.

Em suma, podemos ver as seguintes relações entre Comércio Exterior e Copa do Mundo:

  1. Aumento das importações, especialmente em áreas como eletrônicos e artigos esportivos;
  2. Políticas de incentivo ao esporte, trazendo benefícios fiscais para os importadores;
  3. Durante os preparativos para o evento, tende-se aumentar as exportações especialmente em categorias de infraestrutura;
  4. Durante os jogos, as importações e exportações também costumam aumentar.

Como aproveitar as oportunidades no Comércio Exterior e Copa do Mundo

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Algumas medidas importantes para aproveitar as relações entre Comércio Exterior e Copa do Mundo são:

  1. Investimento em tecnologia e sistemas de gestão;
  2. Aproveitar os regimes especiais que surgem nessas épocas ou estão relacionados com os eventos;
  3. Conecte seus parceiros de operação em um mesmo sistema;
  4. Todos os sistemas de comércio exterior precisam estar integrados.

Afinal, sem tecnologia, parceiros estratégicos e integração de sistemas, fica impossível se movimentar com agilidade para aproveitar as oportunidades que surgem.

Por isso, a transformação digital é uma necessidade do hoje, não mais do futuro, do comércio exterior. Empresas que deixarem de lado a importância da tecnologia e da inteligência de dados ficarão para trás.

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