Skip to main content
5
(1)

A controladoria é considerado um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica tradicional de uma organização. Ela oferece novas ferramentas para uma boa gestão, e está associada á áreas como contabilidade e administração. Continue lendo e entenda mais sobre ela.

O que é a controladoria?

Com o crescimento do mercado nos últimos anos, e aumento de concorrência em diversos setores de produção, houve necessidade de inovação e pensamento estratégico para uma empresa obter destaque.

Sabemos que uma boa estratégia é feita com atenção a cada processo de uma empresa, considerando-o tanto isoladamente para uma análise mais profunda, e em conjunto para garantir a integração entre os mesmos. Tudo isso exige um bom conhecimento de cada etapa do processo que deseja otimizar, o que é impossível sem um bom controle e organização deste.

Falar de organização e conhecimento pode parecer óbvio e que qualquer empresa cumpre esses requisitos, mas não é isso que se encontra sempre nas empresas presentes no mercado, principalmente em atividades ligadas ao comércio Internacional.

Seja por estar de olho apenas no caixa no fim do mês, ou simplesmente por falta de investimento (de custo ou tempo) na organização do próprio negócio, empreendedores perdem oportunidades de crescer ou até mesmo chegam a fechar suas empresas.

Para uma administração de qualidade em uma empresa, é necessário que os gestores além de conhecer os processos da empresa, saibam interpretá-los, para saber de que forma é possível otimizá-los. E a implantação da controladoria pode auxiliar nesta tarefa.

Por exemplo, para uma empresa que compra no mercado interno e ou faz importações por conta própria, seria raso demais para o gestor controlar apenas entrada e saída de mercadorias no estoque, é preciso entender quais produtos vendem mais, quais os mais procurados, como melhorar os produtos que vendem menos, e etc, a controladoria eleva esse raciocínio a um nível bem mais amplo, e em diferentes segmentos.

Os próprios consumidores têm ficado mais exigentes e criteriosos nas escolhas de suas compras e serviços, e fica difícil a atender a essas demanda pensando sempre da mesma forma e prestando atenção apenas em informações rasas.

Se antigamente as empresas tomavam suas decisões baseadas em achismos ou nas próprias opiniões a respeito de algo, hoje o cenário já é diferente com as possibilidades oferecidas pela controladoria.

Se trata de um importante meio de empresas extraírem informações necessárias de seus processos, a fim de utilizá-los como base para tomada de decisões. Fornecendo informações, números, dados e métricas indispensáveis em uma organização que busca atingir resultados de uma forma mais objetiva e organizada.

Algumas áreas e possibilidades de atuação da controladoria, são:

  • Financeiro

Dentro da parte financeira de uma empresa são diversas as possibilidades de atuação da controladoria.

Enquanto o setor contábil trata de situações burocráticas e se atentam ao cumprimento de leis, e entrega de documentos e informações obrigatórias. A controladoria propõe um olhar mais amplo sobre sobre as finanças visando possibilidades de melhora para o futuro.

Avalia-se os custos, as despesas, contas a receber, ganho líquido e fluxo de caixa por exemplo.

  • Estratégia para aumento de produtividade e receita

Quando se tem um olhar amplo sobre a empresa e não só a área contábil, é possível identificar pontos deficientes ou poucos eficientes nas atividade de uma empresa, e a partir disto propor soluções.

Por isso conhecimento em administração e direito são positivos, pois assim haverá o conhecimento de funcionamento de uma corporação somado ao conhecimento da legislação, sendo possíveis propor soluções práticas e viáveis, fugindo ainda mais de especulações.

  • Avaliação de crescimento da empresa;

Não faz sentido em uma corporação organizada chegar ao fim de um ciclo (seja ele o período de um ano, seis meses, início ao fim de um projeto, por exemplo) sem uma noção mínima do quanto e como a empresa evoluiu, ou deixou de evoluir. Dessa forma a gente volta mais uma vez ao problema de só se preocupar com o caixa.

Quais produtos mais ou menos vendeu pro caso de uma empresa que vende algum produto ou serviço. Quanto a empresa valia no início de um ciclo, quanto vale no final. O que perdeu, o que ganhou e o que deixou de ganhar. Muitos insights e ideias extremamente importantes podem surgir a partir das noções dessas informações.

Os controllers

Controller (nome dado ao profissional dessa área) é o profissional habilitado para analisar processos de uma empresa, identificar pontos chaves que podem ser melhorados e que pode contribuir nos mesmo a partir das identificação de informações relevantes. Ele pode atuar tanto na contabilidade, quanto em relatórios gerenciais e planejamento.

Assim ele pode passar aos gestores da empresa, que poderão tomar decisões finais com base em dados reais e tendo como base o olhar de alguém que está vendo o que está acontecendo na empresa ou organização de uma maneira mais ampla. Por isso ele deve ser um profissional que saiba se comunicar de maneira eficaz.

Quanto mais bem organizado for os setores da empresa, mais fácil será para este profissional adquirir as informações que ele deseja, o que simplificará seu trabalho além de garantir resultados mais precisos. Portanto é de interesse dele também, que a empresa caminhe de maneira organizada e integrada.

Com o passar do tempo e facilidades oferecidas pela tecnologia, os controllers passaram a se preocupar menos com extrair resultados e mais em como aplicá-los em seus processos. Graças às inovações como softwares de gestão que geram resultados automáticos, evitando gastos de tempo e de custos desnecessários.

Controladoria

Controladoria

Devo incluir a controladoria na minha empresa?

A controladoria é uma realidade em grandes empresas do mercado, e como foi dito, pode oferecer novos horizontes para gestores que buscam inovação, objetividade e resultado.  Ela pode trazer vantagens como:

• Controle de despesas e receita

• Redução de custos

• Criação de metas objetivas e possíveis

• Alinhamento e organização de diferentes setores de uma empresa

• Novas ideias ou soluções de problemas

Você como empresário, administrador ou gestor, conhece bem a realidade da sua empresa e as possibilidades oferecidas pelo mercado? Se sim, poderá avaliar bem as vantagens e condições da implantação da controladoria na sua organização. Agora se você não consegue responder essas perguntas, talvez a necessidade desta implantação seja ainda maior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.