Todo produto exportado, importado ou movimentado com NF no mercado interno possui este código, logo, saber o que é NCM no Comércio Exterior é primordial.
De uma forma simples e geral pode ser definida como um código que descreve determinada mercadoria, suas características e aspectos de composição e utilização.
Tamanha sua importância, vamos explicar, com este artigo, o que é NCM, diferença de SH, sua importância na Exportação e Importação e porque ela é necessária.
O que é NCM?
A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é uma terminologia utilizada em todas as operações de Comércio Exterior entre os países do Mercosul desde 1995 para toda mercadoria que circula no Brasil.
É representada através de um código numérico composto de 8 dígitos, baseado no Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH), o que permite também consultar, no Brasil, a tributação devida e o tratamento administrativo adequado.
O que é o Sistema Harmonizado (HS Code)?
O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias é mantido pela Organização Mundial de Aduanas (OMA), uma organização internacional independente, que reúne Aduanas de 212 países e é a única com competência para tratar de temas aduaneiros.
O Sistema Harmonizado (SH) possui aproximadamente cinco mil grupos de mercadorias, devidamente organizados, e tem como objetivo, além da padronização das informações entre as aduanas, a coleta e divulgação de dados estatísticos relacionados ao Comércio Exterior.
Este sistema vai muito além de descrever a mercadoria através dos códigos e permite diversas outras utilizações, tais como definição de impostos no mercado interno, regras de origem, controle de cotas, monitoramento de mercadorias controladas, entre outros.
O SH é composto por 6 dígitos e recebe atualizações a cada 5 anos, sendo que a próxima atualização está prevista para 2022 (7ª edição).
Logo, podemos dizer em poucas palavras que a NCM é uma descendente do Sistema Harmonizado.
Para quem já é da área deve se lembrar da última atualização, em 2017, quando a Receita Federal adotou a unidade de medida estatística na NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), o que causou trabalho para os responsáveis pelos cadastros de produtos.
Qual a diferença entre NCM e HS Code?
O HS Code é originário do Sistema Harmonizado da OMA e possui 6 dígitos, já o NCM é originário do Mercosul e possui 8 dígitos (estes dois últimos dígitos são exclusivos deste bloco econômico).
LEIA TAMBÉM: As mudanças no Sistema Harmonizado em 2022
Portanto, quando alguém pergunta o que é NCM ou o que é HS Code, a resposta é que basicamente são a mesma coisa, apenas a NCM é mais específica na classificação dos produtos.
Por que preciso da NCM no Comércio Exterior?
A NCM é necessária em documentos de processos de Importação e Exportação, tal como o Conhecimento de Transporte Internacional (pois o embarcador precisa estar ciente do tipo de carga que está levando, principalmente se for perigosa), a Fatura Comercial e o Certificado de Origem (para aplicação de impostos e/ou benefícios resultantes de acordos comerciais).
LEIA TAMBÉM: Consulta NCM: como o sistema ideal pode te ajudar
A Declaração de Importação também exige a NCM, pois através dele será possível obter o conjunto de impostos aplicáveis e saber se há anuências ou não, assim como a DU-E (Declaração Único de Exportação) que se baseando na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) utiliza a NCM para o devido registro do produto e, se houver, recolhimento do imposto de Exportação ou anuências.
NCM na Importação e Exportação
Na Importação a NCM pode trazer muitas informações, tais como:
Tipo de carga
Principalmente se for considerada perigosa, pois para o embarcador é de extrema importância saber o que está transportando e se aquela carga poderá ter algum tipo de reação com as outras que estarão próximas.
Não é raro armadores recusarem certas cargas perigosas, o que faz com que o embarque do seu produto demore além do esperado em razão dessa dificuldade.
Impostos aplicáveis
Sabendo a NCM é possível conferir a tributação do II, IPI, PIS, COFINS, bem como servirá de base para o cálculo do ICMS e LPCO, na Exportação.
Necessidade ou não de anuências e outros atos administrativos
As famosas Licenças de Importação, que precisarão ser autorizadas por órgãos específicos, como ANVISA, MAPA e INMETRO e poderão influenciar em assuntos como: Ex-Tarifário, Medidas Antidumping, Salvaguarda e Aplicação em Acordos comerciais.
Emissão de Certificado de Origem Preferencial
A NCM definida poderá conceder ao país importador preferência tarifária (redução ou Imposto de Importação reduzido à alíquota 0%) aos países membros de acordos comerciais que o Brasil faz parte (alguns no âmbito da ALADI – Associação Latino-Americana de Integração, como o Mercosul e outros no âmbito da OMC – Organização Mundial do Comércio, como o acordo Mercosul-Egito).
Como descubro a NCM do produto?
A primeira questão a entender é que se trata de um trabalho conjunto.
LEIA TAMBÉM: Código NCM: saiba onde consultar
O processo de Classificação Fiscal é uma atividade que não deve ser feita por apenas uma pessoa (ou não deveria, mas sabemos como são comuns acumular responsabilidades no Comércio Exterior), pois é necessário:
Conhecimento Técnico:
Composição do material e seus componentes, utilidade, aplicação, percentual de cada material utilizado… É comum a necessidade de um engenheiro ou especialista, dependendo do produto.
Conhecimento Tributário:
A área fiscal deverá ser envolvida pois eles têm a percepção e conhecimento dos impactos da NCM escolhida no mercado interno, com destaque para a substituição tributária.
Conhecimento Aduaneiro:
Como mencionado acima, a NCM afeta significativamente toda uma operação de Comércio Exterior, seja com barreiras tarifárias (impostos, antidumping, salvaguardas, Ex-Tarifário) ou não tarifárias (Licença de Importação).
Conclusão
Todo trabalho de importar e exportar deve ser realizado com planejamento, razão pela qual a prévia verificação da classificação fiscal depende diretamente do conhecimento a respeito da NCM.
No próximo artigo apresentaremos um passo-a-passo de como classificar suas mercadorias, não perca!
Quer saber como o Conexos Cloud ajuda você na Classificação Fiscal de Mercadorias e preenchimento de NCMs nas NFs? Agende agora uma demonstração gratuita e descubra as maravilhas de um software em Cloud parametrizável e automatizado.
Quero receber conteúdos
Boa tarde, Darlan!
Caso tenha interesse em nosso conteúdo, inscreva-se em nossa página para receber mais conteúdos e para que nossa equipe possa contatar você para sanar suas dores nos processos de comércio exterior!
https://conexos.com.br/contato/