Skip to main content
4.6
(73)

O comércio marítimo é um dos principais expoentes da economia desde o início do próprio comércio em geral.  Atualmente, os portos do mundo movimentam milhões de containers todos os meses. Mas quais são os maiores portos do mundo em relação à movimentação de cargas? O catálogo da Ship Hub, Top Containers Ports inclui os portos de containers mais movimentados do mundo.  

LEIA TAMBÉM: Quais são os tipos de containers? Conheça os 8 principais! 

Atualmente, os portos do mundo movimentam milhões de containers todos os meses. E para gerenciar eficientemente todas as complexidades do comércio exterior relacionadas a esses portos, é essencial contar com ferramentas robustas.

Se você está buscando uma solução que otimize sua gestão no comércio exterior, considere agendar uma demonstração do Conexos Cloud, é só clicar na imagem abaixo.

Conexos Cloud

Agora, vamos ver quais são os 10 maiores portos do mundo e conhecer algumas curiosidades de cada um. Continue a leitura!

10 Maiores Portos do Mundo

E como não poderia deixar de ser, quem domina a lista? Ele mesmo, o gigante asiático. A China tem nada menos do que 7 dos 10 maiores portos do mundo. 

Esse, aliás, é um dado interessante que nós vamos mostrar mais adiante: o domínio asiático nesse setor do comércio exterior, já que apenas um porto é europeu, e nenhum das Américas. 

1° – Porto de Xangai, China

Maiores Portos do Mundo em atlas-network.com

O porto de Xangai, atualmente o maior porto do mundo, está localizado na cidade de Xangai, que além de um porto de águas profundas, também possui um porto fluvial. 

Além de primeiro na lista de maiores portos do mundo, esse porto tem história, o que torna ele tão interessante.  

A região de Xangai tem atividades comerciais e marítimas que remontam ao século V, mas foi no século XIX que o porto de Xangai nasceu, com o Tratado de Nanquim, depois do fim da guerra do ópio.  

Um conflito internacional de quase uma década entre a China e o Reino Unido pelo controle do comércio de Ópio.  

De lá para cá, o porto foi se modernizando até que no início da década de 90 ele foi reformado e ampliado, e em 2005 passou a ter acesso fluvial.  Além de Xangai, o maior complexo portuário do mundo conta com mais três portos: 

  • Porto de Wusongkuo (Wusong)  
  • Porto de Waigaoqiao  
  • Porto de águas profundas de Yangshan  

Trata-se então de um porto de séculos de história, que recebeu amplo investimento do governo chinês na história recente e que conta o privilégio de ter acesso fluvial e marítimo, ou seja, por rio e por mar. 

Há doze anos ocupa o primeiro lugar do ranking de porto de contêineres mais movimentados do mundo (o primeiro lugar era do porto de Singapura). 

No fim de 2017, o maior entre os maiores portos do mundo tornou-se lar do maior terminal de frete do mundo (Shanghai Yangshan Deep Water Port) com sistema automatizado de cargas e descargas de navios.  

Em 2021, este porto movimentou impressionantes 47,03 milhões de TEUs e é reponsável por aproximadamente 26% de todo o Comércio Exterior Chinês.

2° – Porto de Singapura, Singapura

Maiores Portos do Mundo - Cingapura

Entre os maiores portos do mundo, atualmente é o segundo mais movimentado, e o primeiro, em termos de tonelagem de carga, com cerca de 1,2 bilhão. 

Em 2021, o porto de Singapura movimentou 37,5 milhões de TEUs, um aumento de um milhão de TEUs em relação ao ano anterior. 

O porto de Singapura é crucial para a movimentação de alimentos, minério e materiais, uma vez que Singapura é uma ilha pequena com produções limitadas.  

Ainda assim, o porto está entre os maiores portos do mundo porque 80% das frotas de navios passam por ele para desabastecer e abastecer. Ele está conectado a mais de 120 países e 600 outros portos.  

Também é considerado um dos maiores portos do mundo porque possui a maior capacidade de alocação de containers refrigerados do mundo.  

Atualmente, o Singapura conta com 52 terminais e é administrado pela PSA Singapura e pela Jurong. 

O porto cresceu significativamente após as reformas econômicas nos anos 80 e 90. Sem nenhum recurso natural, o comércio e a indústria se tornaram as principais alavancas do país. 

Por isso, espera-se que seja capaz de processar 65 milhões de TEUs por ano, quando a expansão for totalmente concluída, em 2040.

3º – Porto de Ningbo-Zhoushan, China

Maiores Portos do Mundo

Este porto, localizado em Ningbo e Zhoushan, na costa do Mar da China Oriental, na província de Zhejiang, ao sul da baía de Hangzhou, na qual se depara com Jiaxing e Shanghai, movimentou em 2021, 31,08 milhões de TEUs. 

Ningbo também tem produção de eletrodomésticos e sua movimentação portuária chegou a superar a marca de 1 bilhão de toneladas de carga em 2019 — considerado, na época, o maior volume da China.    

Suas principais cargas são commodities manufaturadas e matéria bruta, como carvão, óleo e petróleo brutos, maquinários e grãos, que passam por rotas destinadas à Oceania, América do Norte e do Sul.   

No ano de 2019, o porto inaugurou um novo terminal com capacidade para mais 10 milhões de TEUs, o que pode ter ajudado a alcançar o grande percentual de aumento que teve. 

Por mais que seja um dos maiores portos do mundo, também é responsável por uma intensa poluição marítima devido à alta movimentação de navios no mar do leste Chinês, causando grande impacto ambiental.

4º – Porto de Shenzhen, China

Maiores Portos do Mundo - Porto de Shenzhen

Shenzhen, localizada ao norte de Hong Kong, é uma das cidades mais ricas da China e a primeira Zona Econômica Especial.    

E como o nome já diz: ela é especial. Tem legislações tributárias, aduaneiras e fiscais diferentes.   

O objetivo é promover desenvolvimento econômico e atrair investimentos. Isso é bastante relevante para se entender por que a China tem tantas diferenças regionais: alguns lugares realmente são privilegiados pelas decisões estratégicas do governo.   

O porto de Shenzhen é, na verdade, um conjunto de vários portos que existem ao longo da costa de Shenzhen, na província de Guangdong, China. 

No caso de Shenzhen, nada menos do que 90% da produção de eletrônicos vendidos no mundo, ou seja, 9 em cada 10 dispositivos, são fabricados lá. 

É de lá que vem a maioria dos iPhones e vídeo games, fazendo da China a maior exportadora de produtos eletrônicos do mundo. 

No ano de 2021, apresentou movimentação de 28,77 milhões de TEUs; um aumento de 2 milhões de TEUs em relação ao ano anterior, justificando por que é um dos maiores portos do mundo. 

5º – Porto de Guangzhou, China

Porto de Guangzhou

E aqui temos mais outro gigante secular Chinês. Fundado, como é conhecido hoje, em 2004, ele é totalmente controlado por uma estatal.  

Localizado na província de Guangdong, seu comércio marítimo internacional atinge mais de 300 portos, em mais de 80 países e distritos em todo o mundo.  

Em 2021, o porto de Guangzhou chegou a marca de 24,18 milhões de TEUs, cerca de um milhão a mais do que em 2019.  

Mas como um porto pôde tornar-se um dos maiores portos do mundo tão rápido? 

Primeiro porque assim como o Porto de Shenzhen, este porto é composto por vários pequenos portos na sua infraestrutura, e os três principais portos desse complexo são os portos de Nansha, Xinsha, e Huangpu, sendo Nansha sozinho responsável por 70% do tráfego marítimo dos portos de Guangzhou.  

Segundo porque o porto de Huangpu já tem séculos de existência. É isso mesmo, durante a guerra do Ópio, Huangpu era o único porto chinês aberto ao comércio internacional.  

Terceiro porque Guangzhou, também conhecida como “Cantão”, é a sede da “Canton Fair”, ou Feira de Cantão, uma das maiores feiras de comércio do mundo, e também é uma zona de investimento econômico, tecnológico e industrial. 

3 ebook tudo sobre importacao
Em nosso E-book Tudo sobre Processos de Importação, você aprende tudo que precisa nessa operação! Baixe agora, é gratuito!

6º – Porto de Qingdao, China

Porto de Qingdao

Situado na região do Mar Amarelo, que recebe este nome devido às massas de aluvião nele lançadas pelo rio Amarelo, o porto de Qingdao é um terminal marítimo da província de Shandong, também na China. 

O porto de Qingdao iniciou suas operações em 1892 e está localizado entre a região portuária de Bohai Rim e a região portuária na foz do Rio Yangtze. 

A própria cidade é um importante centro para cientistas marinhos e inovadores da tecnologia, então o porto motiva e suporta a economia local que se beneficia do Comércio Exterior.  

Com rotas conectando mais de 700 portos em mais de 80 países, o porto de Qingdao movimenta diversos tipos de cargas a granel, como carvão, minério de ferro, petróleo bruto, grãos, entre outros. 

Em 2021, teve um alcance de 23,7 milhões de TEUs, um aumento de 1,5 milhão de TEUs em relação ao ano anterior.  

Este porto é um dos maiores centros comerciais e possibilita uma conexão crucial ao oeste do Pacífico, além de ser reconhecido como um dos maiores portos do mundo de movimentação de óleo bruto e minério de ferro da China, capaz de servir a grandes navios e petroleiros. 

7º – Porto de Busan, Coreia do Sul

Porto de Busan

E aqui na sétima posição a China faz uma pausa e abre espaço para uma outra potência da tecnologia asiática.  

O porto de Busan é o maior da Coreia do Sul.  Está situado na foz do rio Nakdong, o maior do Japão.  

Outro porto secular, o porto foi aberto em 1870 com intuito de facilitar as trocas entre a Coreia, China e Japão.   

Na década de 70 Busan se desenvolveu com a produção de calçados, fazendo a população chegar a 3 milhões de habitantes e tornando-a uma das maiores e mais importantes cidades do país.  

Composto de 4 portos menores e dois terminais, os maiores parceiros comerciais são os Estados Unidos, China, Vietnã, Alemanha e Hong Kong. 

Em 2021, movimentou 22,7 milhões de TEUs, um aumento de mais de um milhão containers em relação ao ano anterior.

8º – Porto de Tianjin, China

Porto de Tianjin

O porto de Tianjin, que já foi intitulado como o porto de Tanggu, é o maior porto do norte da China, e a principal fonte de comércio exterior marítimo de Pequim ao Mar Amarelo.  

Com conexões comerciais com mais de 600 portos em 190 países e regiões, o porto é responsável pelo manuseio de diversos tipos de cargas, incluindo terminais de carvão e petróleo, bem como terminais que lidam com cargas a granel secas e líquidas. 

Apesar da queda que vinha apresentando desde 2015, devido à tragédia com uma série de explosões de compostos químicos armazenados, que levou à morte 173 pessoas, deixando mais de 800 feridos, o porto de Tianjin permanece entre os 10 maiores portos do mundo.  

Em 2021 apresentou um aumento significativo nas movimentações de TEUs, passando de 17,26 em 2019, para 20,27milhões, cerca de 18%. 

9º – Porto de Hong Kong, China

Porto de Hong Kong

O porto de Hong Kong está localizado ao sul da China, entre a cidade e a Ilha de Hong Kong. É um extremamente modernizado de águas profundas e conta com 9 terminais de containers.  

Ainda que possua uma das menores áreas para processamento e armazenamento de cargas, o porto de Hong Kong é totalmente capaz de suprir a demanda da região administrativa de Hong Kong e conectar-se a cerca de 470 outros portos do mundo.  

Em 2021, movimentou 17,77 milhões de TEUs, o que aponta uma queda de aproximadamente 2,3 de milhões de TEUs em relação a 2019, o que justifica sua queda de 8º para 9º no ranking dos maiores portos do mundo.  

O porto de Hong Kong é dominado pelo comércio de produtos manufaturados e, em menor escala, de matérias-primas. Além disso, o porto de Hong Kong está entre os maiores portos do mundo por sua capacidade de manutenção e reparo a navios cargueiros, mas também de produção de navios de lazer e patrulha para a comunidade internacional.  

10º Porto de Roterdã, Holanda

Porto de Roterdã

O porto de Roterdã, mesmo sendo o maior porto da Europa, ficou um bom tempo sem entrar no top 10 de maiores portos do mundo, porém, em 2021, o porto localizado na Holanda, voltou a figurar a posição 10 do ranking, com movimentação de 14,8 milhões de TEUs, uma queda de 0,8 milhão de TEUs em relação ao ano de 2019. 

Curiosamente, entre os anos de 1962 e 2004, o porto de Roterdã ocupou o primeiro lugar dentre todos os portos do mundo, porém foi superado a partir disso, pelas potências de produção e consumo asiáticas.  

Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas da União Europeia dependam desse porto.  

Décimo na posição de maiores portos do mundo, o porto de Roterdã também é um dos portos mais modernos do mundo. Seus terminais contam com processos totalmente automatizados, com guindastes robóticos e carros autônomos.

LEIA TAMBÉM: As 10 principais vantagens na automatização do Comércio Exterior

E o Brasil?

O Brasil ocupa a 46º posição na lista de maiores portos do mundo, com o Porto de Santos. 

O porto de Santos é um porto de encontro fluvial e marítimo, localizado entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão no estado de São Paulo.  

Apesar de estar na 46º posição na lista é o maior complexo portuário da América do Sul. Seu principal produto movimentado até a Segunda Guerra Mundial foi o café e após este evento, foram introduzidos a este porto outros produtos de exportação, como sucos de laranja, maquinarias, soja e carros.  

CONFIRA TAMBÉM: Os maiores portos do Brasil.

Sendo o maior porto do Brasil, em 2021, alcançou a movimentação de mais de 4,4 milhões de TEUs, 3,5% superior ao recorde anual de 4,2 milhões de containers registrados nos 12 meses de 2020.  

É esperado que em 2024 a capacidade portuária triplique com o projeto de expansão que está em curso para diminuir o congestionamento por meio do aumento da largura e profundidade dos canais, aumento de automatizações e capacidade de estoque. 

Gostou deste conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter para receber mais novidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 73

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.