Skip to main content
5
(3)

O agronegócio desempenha um papel crucial na economia, especialmente para países com forte produção agrícola como o Brasil.  

A implementação de tecnologias avançadas que acompanha desde o produtor até o momento de comercialização, desses produtos é fundamental para garantir uma cadeia de suprimentos eficiente e lucrativa.  

Neste artigo exploramos como essas inovações podem melhorar além da produção, mas também a eficiência da exportação de produtos agrícolas.

O que é tecnologia no agronegócio 

A tecnologia no agronegócio começa com a aplicação correta dos recursos agronômicos, como a utilização adequada de máquinas e fertilizantes corretivos. Quando essa tecnologia é combinada com tecnologias digitais e da informação, o lucro das lavouras pode ser maximizado. 

Atualmente, os produtores contam com sistemas equipados com algoritmos avançados e análise de dados em tempo real, proporcionando previsões mais precisas das condições climáticas e de colheita. Isso permite solucionar problemas nas plantações antes que se agravem. 

Além disso, essas tecnologias proporcionam melhores resultados na comercialização dos produtos no mercado internacional. 

No nosso webinar “Transformação digital no agronegócio: desafios, oportunidades e visão para o futuro” Exploramos mais sobre esse assunto e como a tecnologia está moldando o futuro do agronegócio.  

banner conexos webinar transformacao digital no agronegocio 2

Inscreva-se agora! Clique aqui, ou na imagem abaixo, e obtenha insights exclusivos sobre como as mudanças tecnológicas impactam diretamente o agronegócio! 

Como a tecnologia pode aprimorar a eficiência além da produção para mercados internacionais 

Mesmo com uma produção de produtos agrícolas favorável para a comercialização internacional, a gestão logística para a exportação desses produtos ainda não aproveita plenamente o potencial das novas tecnologias.  

Muitos produtores focam seus esforços em aumentar sua capacidade de produção e acabam esquecendo da importância de superar os desafios logísticos que os impedem de expandir suas fronteiras no mercado internacional.  

As barreiras tarifárias por exemplo, incluem cotas de importação, regulação de preços e subsídios, muitas vezes são justificadas por preocupações fitossanitárias, complicando o desembaraço aduaneiro e dificultando a circulação dessas mercadorias. 

LEIA TAMBÉM: Superando barreiras comerciais para a exportação agropecuária através da tecnologia 

Além disso, as rotas de escoamento precisam ser cuidadosamente planejadas para reduzir custos e minimizar tributações.  

Outro aspecto que faz com que a escolha da rota precise ser estrategicamente pensada é a infraestrutura inadequada para o transporte eficiente dos produtos agrícolas, condições precárias das estradas e o acesso limitado aos portos.  

Problemas presentes no contexto brasileiro que contribuem para atrasos e aumento dos custos para as agroindústrias.   

📌 Em entrevista para a revista Logweb — Portal e Revista, nosso CEO Claudenir Scalzer compartilhou visões valiosas sobre o cenário atual da logística intermodal brasileira no agronegócio. Clique aqui para conferir e adquira insights relevantes sobre esse tema! 

Qual o papel das soluções digitais na gestão de exportação de produtos agrícolas?

Nesse cenário, implementar soluções tecnológicas para a gestão do comércio exterior surge como uma vantagem competitiva para empresas que exportam mercadorias agrícolas. 

O Conexos Cloud é uma solução especializada em comércio exterior capaz de controlar todos os procedimentos de exportação da sua empresa, especialmente para exportadores do setor do agronegócio que realizam operações em larga escala, exigindo um controle preciso de dados. 

Nosso sistema é apoiado por mais de 60 robôs. Um desses robôs identifica as rotas, escalas e prazos de cada navio que atende sua origem e destino. O exportador também pode fazer o booking e, posteriormente, confirmar ao cliente em qual navio e rota a carga será inserida. 

📌 Conheça nosso “Plano secreto de exportação” para mais detalhes de como nossos robôs atuam nessa operação! Clique aqui para acessar!  

Esse controle pode ser integrado a qualquer ERP de mercado através das nossas API’s.  Além disso, temos integração nativa com o SAP, reunindo todas as informações dos processos de exportação em uma única base de dados, acessível em todos os setores da empresa. 

Dentre as funcionalidades do Conexos Cloud, também está o monitoramento completo da operação, permitindo que tanto o exportador quanto o importador acompanhem o andamento do processo.  

Isso inclui desde a logística local, passando pela fase aduaneira, até a logística internacional, com o rastreamento dos containers! 

Portanto, além das tecnologias usadas na produção agrícola, é essencial contar com soluções tecnológicas para a comercialização desses produtos no mercado internacional. 

Um software especializado em comércio exterior é seu maior aliado, pois permite a gestão da operação de exportação de ponta a ponta – algo que uma solução de mercado, por mais robusta que seja, não consegue fazer com tantos detalhes. 

Ficou curioso para ver o Conexos Cloud em ação? Clique aqui e agende uma demonstração da nossa plataforma! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.